Sábado, 14 de maio de 2011, atualizada às 11h51

Vacinação contra a gripe é prorrogada em Juiz de Fora

Da Redação
Foto de vacinação

A campanha de vacinação contra a gripe e a Influenza foi prorrogada em Juiz de Fora, até a próxima sexta-feira, 20. A decisão atende à recomendação do Ministério da Saúde de que todos os municípios que não atingiram as metas devem continuar a aplicação das doses até chegar ao percentual de 80%. Em Juiz de Fora, até a última quinta-feira, 12 de maio, 49,61% do público específico da vacina foram imunizados.

Sendo assim, as doses continuam disponíveis no posto estruturado no PAM Marechal, entre 9h e 18h, e em todas as unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) das 7h às 10h30 e das 13h às 16h; no Departamento de Saúde da Criança e Adolescente (DSCA - Rua Espírito Santo 1.023) das 8h às 12h e das 13h às 17h; e na Policlínica de Benfica, das 7h30 às 12h e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira. A exceção acontece às quintas-feiras, quando o expediente nas Uaps é finalizado às 15h, devido ao curso de educação permanente para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS).

A fim de reforçar a campanha, a Secretaria de Saúde inicia, nesta segunda-feira, 16, o treinamento de seis equipes volantes de enfermagem, com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal no município. O trabalho das equipes vai englobar as áreas descobertas pela APS, reforçando, também, as ações nas áreas cobertas, conforme necessidade diagnosticada, segundo levantamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA). A previsão é de que as equipes estejam em campo a partir da quarta-feira, 18. Ao todo, serão contratados 30 profissionais, divididos em seis grupos, sendo composto, cada um, por dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken