• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Terça-feira, 14 de junho de 2011, atualizada às 17h20

    Primeiro dia de vacinação contra pólio tem grande adesão em JF

    Jorge Júnior
    Repórter
    vacina

    O primeiro dia de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) em Juiz de Fora, nesta terça-feira, 14 de junho, registrou, só no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente, cerca de cem atendimentos. Com isso, as doses chegaram a acabar no local. A previsão é de que o atendimento prossiga normalmente nesta quarta-feira, dia 15.

    De acordo com a enfermeira responsável pelo setor, Carla Cunha Mendes, a procura está sendo alta. "Como o departamento atende a todos os bairros, as mães passam pelo local e acabam parando para vacinar os filhos", conta. Segundo ela, a tendência é que a demanda continue intensa nos próximos dias.

    Carla alerta que a imunização é importante não só para as crianças, mas também para os adultos. "Após a vacinação, o vírus da pólio e eliminado pelas fezes. Quanto mais crianças forem vacinadas, mais adultos estarão protegidos", destaca.

    Contra indicações

    Segundo a enfermeira, as crianças que apresentarem sintomas de diarreia e vômito intenso antes da dose, devem adiar a vacinação. "As crianças que fazem tratamentos de radioterapia, quimioterapia, ou uso de medicamentos prolongado, como corticóide, medicamento usado no tratamento das doenças alérgicas, também devem suspender o procedimento."

    Quem deve vacinar

    Todas as crianças menores de cinco anos, ou seja, que tenham quatro anos, 11 meses e 29 dias, deverão receber as gotinhas contra a poliomielite e, assim, garantir a imunização contra a paralisia infantil. O Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente fica na rua Espírito Santo, 1.023, Centro.

    Poliomielite

    A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões, que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus, o poliovírus, e a infecção se dá principalmente por via oral. 

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.