• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Sábado, 19 de novembro de 2011, atualizada às 10h30

    Cerca de 40% dos casos de câncer podem ser prevenidos

    Da Redação
    Câncer

    No dia 27 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data é lembrada por profissionais da saúde a fim de incentivar a população a adotar medidas de prevenção à doença.

    De acordo como médico oncologista, Milton Prudente, casos de câncer podem ser combatidos por meio do diagnóstico precoce. "Quarenta por cento dos casos de câncer podem ser prevenidos. Por isso, a consulta preventiva é tão importante e, cada vez mais, a medicina avança nesta direção."

    Para contribuir com a prevenção, que pode, inclusive, levar à cura ao portador, será realizada, em Juiz de Fora, na próxima sexta-feira, dia 25, a campanha Todos Contra o Câncer. No evento, serão realizados consultas e exames gratuitos, destinados à população de baixa renda. Os interessados deverão fazer inscrições entre os dias 21 de 24, agendando horários de 9h às 17h, pelo telefone (32) 2101-7272 (verifique abaixo os critérios de seleção). Serão oferecidas 360 vagas para prevenção dos cânceres de boca, mama, colo de útero, pele, pulmão e próstata.

    Participam da ação clínicas, laboratório, além da Liga Acadêmica de Prevenção do Câncer de Boca da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 489 mil novos casos de câncer serão diagnosticados no Brasil ao longo deste ano. O tipo mais incidente será o câncer de pele não melanoma, com 114 mil casos a cada ano. Em seguida, câncer de próstata (52 mil), mama feminina (49 mil), cólon e reto (28 mil), pulmão (28 mil), estômago (21 mil) e colo de útero (18 mil). O câncer de boca tem 14.120 casos, sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres. A projeção indica que Minas Gerais terá 46.630 casos este ano.

    Critérios para escolha de quem passará por consultas e exames

    Colo do útero - mulheres com vida sexual ativa, com idade até 69 anos;

    Mama - mulheres acima de 40 anos;

    Boca - pessoas com lesões pré-existentes na boca ou fumantes/etilistas acima de 40 anos de idade;

    Próstata - homens acima de 50 anos e abaixo de 70 anos;

    Pulmão - fumante ativo;

    Pele - pessoa com pinta ou verruga no corpo. Qualquer idade ou sexo.

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.