Campanha do HU busca esclarecer sobre os sintomas e tratamentos da hanseníase

Em JF, os dois centros de referência no tratamento da doença são o HU e o Pam Marechal

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
30/1/2013

Campanha Hanseníase

Em comemoração à Semana Mundial de Combate e Prevenção à Hanseníase, o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, durante esta quarta-feira, 30 de janeiro, uma campanha de conscientização sobre a doença. A ação, desenvolvida por meio do Centro de Referência em Reabilitação de Hanseníase da Zona da Mata, ocorreu no Calçadão da rua Halfeld, Centro, com a distribuição de materiais educativos por uma equipe multidisciplinar. No local, não foram realizados consultas e exames médicos.

De acordo com a assistente social do HU e coordenadora da campanha, Anna Cláudia Rodrigues Alves, o objetivo principal da ação é o de desmistificar um dos maiores problemas relacionados à doença, que continua sendo o preconceito. Além disso, pretendia-se informar sobre os avanços médicos de tratamentos e a respeito da importância do diagnóstico precoce. "A hanseníase não é mais uma doença de isolamento social, mas continua sendo um problema de saúde pública no país. Ainda não temos vacina, e a única forma de curá-la é através da análise correta dos sintomas e do tratamento adequado", explica.

Durante o dia, foram entregues diversas cartilhas informativas aos juiz-foranos com explicações sobre as causas e a cura, principalmente, tendo em vista que é algo pouco entendido entre a população, conforme afirmam os dermatologistas. A campanha foi desenvolvida, ainda, com o apoio do Pam Marechal que, juntamente com o HU, formam os dois centros de referência no tratamento da doença em Juiz de Fora e região. Os tratamentos são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de qualquer cidade. O funcionamento do ambulatório de hanseníase do hospital ocorre às quartas e sextas-feiras, a partir de 7h30.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Campanha do HU busca esclarecer sobre os sintomas e cura da hansen?ase