Volta às aulas requer atenção especial ao cartão de vacinas

Algumas doenças, que são transmitidas pelo ar ou pelo contato com a boca, podem ser evitadas com vacinas

Andréa Moreira
Repórter
4/2/2013
Vacinação

A maioria dos estudantes de Juiz de Fora começa nesta segunda-feira, 4 de fevereiro, o período letivo de 2013. Além de livros, cadernos e todos os materiais escolares, os estudantes também devem ter uma preocupação a mais, que é a vacinação, como destaca o pediatra e vacinologista Mário Lúcio Novaes. "Independentemente se existe ou não uma epidemia, é muito importante que os pais levem seus filhos até o médico, para verificar se o cartão de vacinas está em dia. Ainda mais nesta época em que as crianças retornam às salas de aula," ressalta, lembrando ainda que em cada etapa da vida de uma pessoa, existe a vacina obrigatória.

Segundo Novaes, recentemente a cidade passou por uma pequena epidemia de catapora, o que é um motivo a mais para vacinar as crianças. Além disso, as transmissões acontecem de duas formas, como explica o vacinologista. "Têm as transmissões que acontecem através das vias respiratórias, como a gripe. E em outras a contaminação ocorre pelo contato da boca e mão, como a hepatite A. E tanto uma como outra doença, podem ser evitadas com a vacinação."

Segundo o médico, o ideal seria que o cartão com todas as vacinas em dia fosse um pré-requisito para a criança ingressar nas salas de aula. Porém, o cuidado com o calendário de vacinação não deve ser apenas das crianças, alerta o pediatra. "As pessoas mais velhas, que lidam diretamente com as crianças, também devem tomar as vacinas necessárias. Isso vale, principalmente, para os professores e cuidadores de creches e berçários, afinal, eles têm um contato mais prolongado com os pequenos."

De acordo com o Ministério da Saúde, até os dez anos de idade, a pessoa tem que tomar 26 doses de vacinas diferenciadas, (Confira aqui o calendário) todas disponíveis no Sistema Único de Saúde.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Volta ?s aulas requer aten??o especial ao cart?o de vacinas