Quinta-feira, 14 de março de 2013, atualizada às 11h20

Dia Mundial do Rim é celebrado com ações de prevenção em JF

Raphael Placido
Repórter
dia do rim

Nesta quinta-feira, 14 de março, é comemorado o Dia Mundial do Rim. Para celebrar a data e alertar sobre os males que os órgão podem sofrer, a Fundação Imepen e o Centro Hiperdia promoveram, na Praça da Estação, campanha de combate e prevenção à Doença Renal Crônica (DRC).

De forma gratuita, três exames estão sendo realizados: glicemia capilar, pressão arterial e urina. Os médicos, além dos exames, explicam à população formas de evitar a doença, fatores de risco e prevenção. É feito um rastreio, e, caso algo anormal seja detectado, a pessoa é orientada e encaminhada. Todos os examinados estão sendo cadastrados.

Pare de Agredir seu Rim

A campanha Pare de Agredir seu Rim tem o objetivo de combater e prevenir a Doença Renal Crônica, que atinge milhões de brasileiros. A função principal do órgão é filtrar o sangue. Na fase avançada da doença, eles não conseguem mais fazer sua função, o que acarreta vários problemas, inclusive ao coração. O nefrologista Marcos Gomes Bastos explica que, sem saber, muitas pessoas agridem seu rim. "As agressões podem ser facilmente evitadas. Além do excesso de sal e açúcar, muitos medicamentos são tóxicos para os rins. Hoje, a doença renal crônica é o principal fator de risco para gerar uma doença do coração", alerta.

Algumas medidas simples, chamadas de "regras de ouro", podem fazer grande diferença para evitar problemas renais:

  • Saiba a sua pressão arterial;
  • Controle o açúcar no sangue;
  • Faça atividade física;
  • Reduza o sal da comida;
  • Beba água;
  • Não fume;
  • Não use remédios sem orientação.

Pessoas com pressão alta, diabéticos, que estão acima do peso ou tem mais de 50 anos, com familiares que possuem doenças nos rins são consideradas de risco de devem procurar um médico para saber se os rins estão em boa situação. Os principais sintomas apresentados por quem tem DRC são inchaço ao redor dos olhos e nas pernas, pressão alta, dor ou dificuldade ao urinar, palidez na pele e urina escura, avermelhada ou com espuma.

ACESSA.com - Dia Mundial do Rim ? celebrado com a?es de preven??o em JF