• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Dia D de vacinação contra a paralisia infantil movimenta JF

    Expectativa da Secretaria de Saúde é de imunizar de 6 a 8 mil crianças entre 6 meses e 5 anos neste sábado. Campanha prossegue até o dia 21 de junho

    Raphael Placido
    Repórter
    8/06/2013
    ze gotinha

    Neste sábado, 8 de junho, é realizado em todo o Brasil o Dia D de vacinação contra a paralisia infantil. A imunização, através das famosas gotinhas, é feita para crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. No Parque Halfeld, as doses estão sendo aplicadas desde 8h. A estimativa da Secretaria de Saúde é que cerca de 1.500 crianças passem pelo local até 17h. Em toda a cidade, entre 6 e 8 mil doses devem ser aplicadas.

    Juiz de Fora tem 27.554 crianças na faixa etária para receber a vacina. O objetivo da Prefeitura é conseguir atingir o índice de 95% da população-alvo imunizada. A campanha vai até o dia 21 de junho. Só neste sábado, além do Parque Halfeld, são 82 postos disponíveis para a aplicação das doses. A lista com todos eles pode ser conferida no site da PJF. a Secretaria de Saúde reafirma a importância dos pais ou responsáveis apresentarem o cartão de vacinação da criança a ser imunizada.

    Embora a doença tenha sido erradicada no país desde 1989, quando foi registrado o último caso, a poliomielite, também chamada de paralisia infantil, ainda existe em outros países, o que justifica a importância de manter a vacinação em dia.

    vacina

    vacina

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Zé Gotinha faz a alegria da criançada

    Não existe vacinação contra a paralisia infantil sem o popular personagem Zé Gotinha. Ele chegou por volta de 10h30, e virou a atração do Parque Halfeld. Antes da sua chegada, muitas crianças já se perguntavam: "Cadê o Zé Gotinha?" Mesmo antes da chegada do personagem, as crianças já buscavam outras formas de se entreter enquanto esperavam pelas doses da vacina. Com a presença dos Doutores da Alegria, servidores da Guarda Municipal e um grupo de hip hop do Programa Gente em Primeiro Lugar, da Funalfa, a manhã foi bem divertida.

    Quando o Zé Gotinha apareceu, o que se viu foram vários abraços e crianças com olhos brilhando de admiração. Mas nem o simpático boneco consegue unanimidade. Algumas crianças evitaram o Zé Gotinha. Sophia Cândido do Nascimento, de 4 anos, mora no Jóquei. Sua mãe aproveitou a ida ao centro da cidade para vacinar a filha. Ela engoliu as gotinhas sem chorar, ganhou um certificado - que exibiu orgulhosa - e aproveitou a manhã. Só não chegou perto do Zé Gotinha.

    O certificado, intitulado "Heróis da Saúde", também auxiliou pais e agentes de saúde a convencer os filhos a tomar a vacina. Assinado pelo próprio Zé Gotinha, ele traz a seguinte mensagem: "Parabéns. Você tomou a vacina contra a paralisia infantil e derrotou o inimigo! Com coragem e determinação na batalha você ganhou mais força e saúde".

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.