Novas instalações do Centro Psicossocial no Santa Helena seráo 24h

Por

Novas instala?es do Centro Psicossocial no Santa Helena ser?o 24h
Sexta-feira, 6 de julho de 2012, atualizada às 15h30

Novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial no Santa Helena terão assistência 24h

Da Redação

Foram inauguradas na noite da última quinta-feira, 5 de junho, as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial III Álcool e Drogas (Caps AD III) na rua Silva Jardim 430, bairro Santa Helena. De acordo com a assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora, além do novo espaço, os usuários vão contar com assistência 24 horas no local, a partir do dia 15 de julho.

Na ocasião, a secretária de Saúde, Maria Helena Leal Castro, destacou a importância do trabalho realizado pela Subsecretaria de Redes Assistenciais e Departamento de Saúde Mental (DSME) na entrega de um local com ambiente de trabalho que oferece mais conforto e adequação às determinações da Vigilância Sanitária.

O Caps AD III será estruturado por duas enfermarias femininas, três enfermarias masculinas, quatro poltronas leito, oito leitos para realizar intervenções em situações de crise (abstinência e/ou desintoxicação sem intercorrência clínica grave e comorbidades) e, também, repouso e/ou observação. A equipe será formada por dois médicos, dois enfermeiros, um psicólogo, um assistente social, um terapeuta ocupacional, um pedagogo, quatro técnicos de enfermagem, e quatro profissionais de nível médio para atividades administrativas, educacionais e artesanais.

Entre os objetivos do novo serviço estão promover a inserção do paciente na sociedade através de oficinas terapêuticas e trabalhos internos e externos, como atividades esportivas; assistir o paciente 24 horas no Caps, sem que haja a necessidade de interná-lo em hospitais; auxiliar no processo de desintoxicação; auxiliar na inserção do paciente no mercado de trabalho e oferecer atendimento médico e psicológico.

O Caps AD III funcionava na rua Machado Sobrinho 195, no bairro Alto dos Passos, e configurava como Caps AD II. A partir da próxima segunda-feira, 9, os atendimentos no novo espaço vão acontecer das 8h às 18h, em dias úteis e, daqui a 15 dias, serão 24 horas. Haverá o serviço de hospitalidade noturna, das 18h às 8h e hospitalidade nos finais de semana e feriados, também 24h.

Os textos são revisados por Mariana Benicá