Segunda-feira, 8 de julho de 2013, atualizada às 16h

Programa Mais Médicos abrirá 10 mil vagas para atuar em áreas carentes


Da Redação
Hospital

O Governo Federal vai abrir cerca de 10 mil vagas para médicos para atuação exclusiva na atenção básica em periferias de grandes cidades, municípios de interior e no Norte e Nordeste do país. O salário deles deve ficar em torno de R$ 10 mil. A carga horária e outros detalhes serão anunciados nesta segunda-feira, 8 de julho, pela presidenta Dilma Rousseff, no lançamento do Programa Mais Médicos.

Inicialmente, as vagas serão destinadas a profissionais com diploma obtido no Brasil ou validado pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). Caso esses profissionais não preencham todas as vagas do programa, o governo anunciará um “trâmite diferenciado” para trazer médicos diplomados em outros países.

Nesse caso, o Ministério da Saúde adiantou que o contrato será temporário, de, no máximo, três anos. Além disso, os diplomas estrangeiros devem ter origem em universidades reconhecidas internacionalmente.

“Se o exame fosse realizado, não poderíamos determinar onde esse profissional poderia atuar, o que, possivelmente, não resolveria o problema instalado de falta de médicos nas regiões mais carentes do país”, explicou, em nota, o Ministério da Saúde, para justificar a  dispensa do Revalida.

O médico estrangeiro, ao chegar ao Brasil, passará por três semanas de treinamento e avaliação, para capacitar-se em língua portuguesa e em saúde básica.


ACESSA.com - Programa Mais M?dicos abrir? 10 mil vagas para atuar em ?reas carentes