Terça-feira, 16 de julho de 2013, atualizada às16h29

Confira as dicas para se prevenir da gripe

Da Redação
mao

Hábitos simples, como lavar as mãos com frequência, usar lenços de papel no caso de espirros e tosses, e promover a limpeza de superfícies são medidas importantes para prevenir a gripe. Uma doença que, mediante complicações, pode levar a morte. Visando conscientizar a população sobre os riscos da doença, a Secretaria de Sáude (SS) alerta para a campanha que tem como tema Mude seu jeito de ver a gripe. Ela mata. Previna-se.

De acordo com a SS, no período do frio a disseminação do vírus da influenza é sempre mais crítica, por isso é importante a adoção de medidas de higiene rigorosas, já que a transmissão do vírus começa antes de aparecerem os sintomas da gripe.

A doença e suas complicações matam centenas de pessoas todos os anos no Brasil. Assim, a concentração de pessoas em ambientes fechados favorece a circulação de diversos tipos de vírus respiratórios, que permanecem vivos no ambiente por até 72h, em superfícies como corrimãos, maçanetas e torneiras, por até 10h.

O vírus da influenza ao contaminar uma pessoa começa a se manifestar entre dois e três dias após o contágio e duram, em média, uma semana. Os sintomas mais comuns são febre alta permanente e dificuldade para respirar, sinais estes que podem indicar o agravamento do quadro.

Apesar da doença, na maioria dos casos, possuir uma cura espontânea, é de extrema importância que as pessoas façam um diagnóstico e recebam um tratamento adequado, principalmente o grupo de vulnerabilidade composto por com crianças, idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas. 


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.