Ações de combate à dengue ganham reforço do Exército e da Igreja CatólicaNúmero de militares atuando nas ruas da cidade deve aumentar. Padres atuarão de forma educativa junto aos fiéis, com exibição de vídeo e distribuição de panfleto

Jorge Júnior
Repórter
15/2/2011

Na tarde desta terça-feira, 15 de fevereiro, o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, anunciou, juntamente com o general da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada e da Guarnição de Juiz de Fora, Walmir Almada Schneider Filho, que o Exército dará total apoio ao Executivo durante as chamadas Batalhas Regionais, ações que preveem varreduras em todos os imóveis da cidade. A medida visa o combate ao Aedes aegypti.

Atualmente, 36 homens do Exército estão atuando no combate. "Nossa intenção é que na próxima quinta [dia 17] seja realizada uma reunião entre os comandantes dos quartéis, a fim de ser definido o efetivo de homens que poderá integrar as operações." Um fator positivo é que as ações ocorrerão durante os finais de semana, quando o trabalho é menos intenso, o que vai facilitar o deslocamento dos militares.

Além do apoio do Exército,o  chefe do Executivo garantiu, também nesta terça, o apoio da Igreja Católica. Pela manhã, Mattos reuniu-se com o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e com cerca 120 padres e diáconos de Juiz de Fora e região. Durante o encontro, ficou acordado que a partir do próximo sábado, 19, os padres de todas as igrejas católicas do município irão alertar os fiéis, durante as missas, sobre os perigos da dengue na cidade, já que 80% dos focos estão dentro das residências. "A ideia é que, após as missas, os padres exibam um vídeo com uma mensagem do arcebispo direcionada aos fiéis," explica Mattos. Além disso, deverão ser distribuídos panfletos explicativos.

Visitas
As visitas aos imóveis serão realizadas durante três finais de semana, com início no próximo dia 19, nos bairros da região Sul da cidade. No dia 20, serão visitadas as residências da região Norte. Já no dia 26, o foco serão os imóveis da Zona Oeste. No dia 27, as visitas serão feitas na região Leste. No último final de semana, os imóveis das zonas Nordeste e Sudeste (ver mapas) serão visitados nos dias 12 e 13 de março, respectivamente.
Multas

A Prefeitura está multando todos os lotes particulares que apresentam risco aos juiz-foranos. "A fiscalização está saindo às ruas e mapeamento todos os terrenos", destacou Mattos. Proprietários de lotes abandonados que estiverem em situação de risco serão autuados.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Pela manhã, o prefeito reuniu-se com o arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e com cerca 120 padres e diáconos de Juiz de Fora e região. Durante o encontro, ficou acordado que a partir do próximo sábado, 19 , os padres de todas as igrejas católicas do Município, durante as missas, vão alertar aos fiéis sobre os perigos da dengue na cidade, já que 80% dos focos estão dentro das residências. "Após as missas os padres vão exibir um vídeo para os fiéis," explica Mattos.