Artigo
Educa??o ? bom e todo mundo gosta
:::25/11/2005

Ningu?m ? obrigado a saber de cor a ordem dos talheres em um jantar, nem ser mestre em protocolos de eventos importantes.

Saber combinar a harmoniza??o de vinho e prato perfeitamente nunca foi uma obrigatoriedade e, rodar a baiana, ?s vezes, pode at? ser chique. Quem n?o tem os livros de Gl?ria Kalil na cabeceira pode ficar despreocupado.

Os mais radicais at? acreditam ser frescura, mas a etiqueta existe para a boa conviv?ncia em grupo e se aprende observando, praticando e abusando do bom senso.

Embora algumas coisas pare?am ?bvias, muita gente, que tem tudo pra acertar, acaba trope?ando na educa??o. Outro dia, eu estava em um restaurante com um grupo de colegas e presenciei uma avalanche de mau gosto. Algu?m tinha acabado de saborear um peda?o de carne - daquelas desfiadinhas - e resolveu usar o paliteiro ali mesmo.

Foi desastroso o movimento inacab?vel da carninha com a l?ngua, em uma briga sem vencedores. Ent?o, depois de umas e outras cervejas, ah... a vontade incessante da maioria fumante presente no recinto.

A fuma?a insuport?vel me resultou numa rinite al?rgica que eu n?o tinha desde quando estava no meu ?ltimo emprego onde, em plena conjuga??o de carpete e ar condicionado, ningu?m respeitava ningu?m quando o assunto era o maldito cigarro.

Para finalizar minha noite de infelicidade, uma professora da faculdade, de quem at? gosto muito, me disse alegre: "Andr?ia, vem nen?m por a??" Foi demais. Meus amigos disseram que ser chamada de gordinha foi o que me revoltou. Pode at? ser, mas h? de se concordar comigo que educa??o ? bom e todo mundo gosta.

Em tempo: palitar os dentes ? um ato que deve ser feito no banheiro, quando estiver sozinho e, de prefer?ncia, de costas para o espelho de t?o feio que ?. Antes de acender um cigarro, n?o custa perguntar a quem est? do lado se incomoda. E, por fim, inverno ? assim mesmo, a esta??o ? deliciosa - todo mundo come mais do que deve e, ?s vezes, a gente acaba ganhando uns quilinhos.



Sempre chique
Chique mesmo ? ser gentil, n?o apenas em momentos especiais, mas em situa?es simples, do dia-a-dia. Ser educado com o porteiro, com a faxineira, com o caixa do supermercado, com a mocinha que vende balas no sinal de tr?nsito, acrescido com um sorriso do rosto e um olhar doce, faz muito bem para a vida. Deixa a gente mais bonita, mais nova e mais magra. Juro!



Al?m das palavrinhas m?gicas
Ah, como ia ser lindo que todos pudessem agir com educa??o e fineza frente aos nossos olhinhos femininos. Al?m das palavrinhas m?gicas "por favor", "obrigada" e "me desculpe", algumas coisas s?o fundamentais na etiqueta para eles. Bocejar alto, co?ar (ou amea?ar co?ar) os ?rg?os genitais e limpar as orelhas na frentes dos outros ? desagrad?vel e nojento. Aproveito e acrescento alguns itens suic?dio-mor: pouchete, mocassim com pingente, verniz nas unhas e blusinha "mam?e-sou-forte".


Clique aqui e mande sua sugest?o sobre esta coluna

Andr?ia Barros ? jornalista
Saiba mais, clicando aqui!