Sábado, 30 de agosto de 2014, atualizada às 13h40

Conheça os diferentes tipos de depilação

Vívia Lima
*Colaboração

Para eliminar os pelos, muitas pessoas utilizam a depilação. Entretanto, existem diferentes procedimentos para a remoção. Além disso, cada tipo de pele tem uma forma adequada para realizar o procedimento, como explica a dermatologista, Liora Gonik. "O processo mais tradicional é a depilação com cera quente ou fria, no entanto, existem ainda a depilação a laser, a fotodepilação, a depilação com linha, com creme, além daquelas que utilizam lâminas. O resultado de cada método depende de cada tipo de pele", enfatiza.

Algumas áreas do corpo podem sofrer com a inflamação dos folículos capilares, a chamada foliculite, que pode causar coceiras, e incômodos na região. Os locais de maior ocorrência da foliculite são o rosto, as axilas e o buço, mas também podem ocorrer na virilha, nas coxas e costas. A dermatologista destaca que a depilação a laser ou com luz pulsada é indicada para pessoas com excesso de foliculite. "A inflamação costuma acontecer espontaneamente ou favorecida pela sensibilidade da pele ou pelo atrito com a roupa, assim como pelo excesso de umidade e suor.

A esteticista Clarissa Timo destaca que dentre os diferentes procedimentos depilatórios, existem aqueles que são mais duradouros e, por isso, mais eficazes como a fotodepilação e a depilação a laser. "Ambas custam um pouco mais que a depilação tradicional feita com lâminas ou cera, entretanto, são menos doloridos e feitas uma vez a cada mês."

Depilação definitiva?

Liora explica que apesar de muitas pessoas acreditarem em depilação definitiva, não há nenhum procedimento que remova totalmente os pelos, sem que haja manutenção. "Isso, na verdade, não existe. Tanto a depilação a laser ou a fotodepilação que retiram o pelo mais profundamente, são necessárias uma manutenção constante."

Dentre os processos descritos acima, "a depilação feita com cera é a mais barata, no entanto a manutenção deve ser feita mais vezes e com mais rigor, já a depilação a laser é a mais cara" afirma Clarissa.

*Vívia Lima é estudante do 7º período de Jornalismo da UFJF

Fotos: Divulgação

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.