A partir desta sexta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora iniciará a vacinação contra a Covid-19 em crianças de quatro anos imunossuprimidas/imunocomprometidas, deficientes e/ou portadoras de alguma comorbidade.

Conforme a PJF, neste primeiro momento, considerando o número de doses disponíveis em estoque, o imunizante Coronavac será utilizado na aplicação apenas de crianças, nesta faixa etária, com deficiência, comorbidades e/ou imunossupressão, dentre as elencadas no plano nacional de imunização (PNI) (ex.: Diabetes, Cardiopatias, Doenças pulmonares, renais, obesidade, Síndrome de Down).

A ampliação da vacinação infantil acontece, após o recebimento das notificações e orientações relativas ao repasse dos imunizantes do Ministério da Saúde (MS) e do Governo do Estado de Minas. O intervalo entre a primeira e segunda dose segue sendo de 28 dias, e todos os locais de vacinação terão o imunizante disponível.

A vacinação será realizada de forma regionalizada, com aplicação em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Cidade do Sol, Bandeirantes, Nossa Senhora Aparecida e Teixeiras, de segunda a sexta, de 8h às 10h30 e de 13h às 16h, exceto às quintas, quando o atendimento à tarde acontece de 13h às 14h30. Também haverá aplicação no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA), de 8h às 16h.

A Secretaria Municipal de Saúde pede que, para o ato de vacinação, seja levado uma cópia do comprovante de residência no nome dos pais ou responsável com endereço em Juiz de Fora, cópia do CPF ou o Cartão SUS (caso a criança não tenha, pode utilizar a certidão de nascimento). As crianças com comorbidades ou imunossuprimidas, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição.

Orientações

Seguindo recomendações dos órgãos competentes, as crianças que forem se vacinar contra a Covid-19 não podem ter recebido outra vacina nos últimos 15 dias e não deverão receber outro imunizante nos 15 dias posteriores ao recebimento da primeira dose da vacina infantil contra o coronavírus.

A PJF reforça o pedido para todos que serão vacinados levarem, impressa e preenchida, a Ficha de Vacinação, cujo modelo está disponível aqui, para facilitar no momento da triagem, agilizando o processo de vacinação.

Locais de vacinação

Departamento de Saúde da Mulher Gestante, Criança e Adolescentes (DSMGCA) - exclusivamente para crianças e adolescentes - das 8h às 16h (vacinação contra covid) e das 8h às 14h (vacinação contra influenza e demais vacinas de rotina) - Rua São Sebastião, 772/776, Centro

As quatro UBSs que vacinam crianças 8h às 10h30 e de 13h às 14h30: UBS Cidade do Sol, UBS Nossa Senhora Aparecida, UBS Bandeirantes e UBS Teixeiras.


ACESSA.com - PJF inicia vacina??o contra a Covid-19 em crian?as de quatro anos com comorbidades