Alice Amaral Alice Amaral 29/03/2015

Conheça os benefícios da Alfarroba

alfarrobaÉ um fruto que, através da sua vagem, semelhante ao feijão, de cor marrom-escuro e sabor adocicado, torrado e moído, é muito utilizado para substituir o cacau na produção de chocolates. É considerado um alimento saudável com baixo índice glicêmico e de alto valor nutritivo. É isento de agentes alergênicos, como a lactose e o glúten, e de estimulantes como cafeína e a teobromina. Menos calórico, sem substâncias estimulantes e com uma alta quantidade de fibras, o fruto contribui no controle lipídico.

Com a Páscoa chegando vem junto um dilema para os adeptos da alimentação saudável: se render ou não ao chocolate. Normalmente o alfarroba é vendida em barrinhas ou em pó, os principais fabricantes da massa já disponibilizaram o produto em forma de ovos, para atender a demanda da páscoa. Eles podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e os preços não diferem muito dos ovos de chocolate tradicional.

O alfarroba já vem sendo utilizada nas indústrias alimentar, farmacêutica e cosmética. Ele não contém glúten e possui um alto poder antioxidante, superior ao do vinho. Além disso, é rico em fibras, vitaminas A, B1 e B2, magnésio, ferro e cálcio, que agem reduzindo a assimilação do colesterol ingerido diariamente.

Já o cacau possui 23% de gordura e 5% de açúcar, enquanto o alfarroba possui somente 0,7% de gordura, mas possui mais açúcar, cerca de 45%. Apesar de possuir mais açúcar, seu valor calórico é baixo, devido à alta quantidade de fibras naturais e da pouca gordura. Seus níveis de potássio e sódio são balanceados e não possui agentes estimulantes como a cafeína e a teobromina, diferente do cacau.

O consumo deve ser moderado e devidamente orientado por um médico nutrólogo. Ele pode ser consumido em barrinhas e acrescentado a receitas, substituindo o cacau.

Vantagens do alfarroba à saúde

  • As fibras encontradas no alfarroba possuem o dobro de poder de redução do colesterol do sangue.
  • Essas fibras também agem na microbiota intestinal protegendo a membrana da mucosa do intestino;
  • Possui menor valor calórico que o cacau;
  • Tem alto poder antioxidante, por ser rico em polifenóis, protegendo contra doenças degenerativas e desacelerando o envelhecimento celular;
  • As vitaminas B1 e B2 auxiliam a metabolização de gordura, carboidrato e proteína, além de proteger o cérebro, o coração e os músculos;
  • A vitamina A tem como função melhorar o aspecto da pele, cabelo e unhas e de proteger a visão;
  • O cálcio e o magnésio, juntos, melhoram a mobilidade muscular.

Bolo de alfarroba para Páscoa

Ingredientes

115 g óleo de coco
150 g de açúcar mascavo
2 ovos caipiras batidos
4 Colheres de sopa de farinha de alfarroba
120 g de farinha preparada sem glúten
1 Colher de chá de fermento em pó
½ Colher de chá de canela
100 g de maçapão, cortado aos pedaços pequenos

Misture a farinha com a alfarroba, a canela e o fermento até obter uma cor homogênea e reserve.

Bata o óleo de coco com o açúcar até obter um creme macio. Adicione os ovos, um de cada vez.

Acrescente os ingredientes secos reservados e misture bem. Junte cerca de ¾ dos pedaços de maçapão à massa e envolva-os com cuidado. Coloque a massa na forma que desejar (este bolo não cresce muito, logo convém que seja uma forma pequena, ou então dobre os ingredientes para usar uma maior). Alise a superfície e decore com os pedaços de maçapão que sobraram.

Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 45 a 50 minutos ou até que o bolo tenha crescido e esteja firme. Desenforme e deixe esfriar


Alice Amaral é Especialista em Nutrologia - Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Nutrologia; especialista em Medicina do Esporte - Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte; pós-graduada com especialização em Nutriendocrinologia Funcional e Gerenciamento do Envelhecimento Saudável.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.