Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016, atualizada às 15h

199 recebe denúncias de focos do mosquito 24 horas por dia

foto

O Disque Dengue já está recebendo ligações por meio do telefone 199, na Defesa Civil. As novas linhas telefônicas funcionarão na sede da secretaria, sendo atendidas por quatro agentes deslocados da Vigilância em Saúde, para registrar as denúncias de criadouros do mosquito Aedes aegypti. O número 3690-7290 continua ativo, sendo que no caso do novo número o funcionamento é de 24 horas. A ampliação do serviço anunciada pelo prefeito Bruno Siqueira na noite de terça-feira, 23 de fevereiro, durante o "Encontro Municipal de Mobilização Contra o Aedes", no auditório do Centro de Vigilância em Saúde, pretende ampliar e garantir o atendimento das demandas.

O coordenador de campo do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), Juvenal Marques Franco, conta que o departamento recebe cerca de 200 denúncias diárias. "Todas são computadas no sistema para que possamos ter o controle. Sempre damos prioridade para casos que sabemos que são mais graves, que são caixas d'água destampada ou locais abandonados, por exemplo". Franco orienta que todos que desejam fazer denúncias, devem informar o endereço completo do local e uma referência.

Além do novo número do Disque, o prefeito anunciou a campanha "Imóvel Livre do Aedes". Em parceria, com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon), Associação Juizforana de Administração de Imóveis (Ajadi) e Sindicato dos Condomínios de Juiz de Fora e Zona da Mata (Sindicon), o Executivo vai capacitar os associados para ações de detecção de possíveis focos de dengue. E, a partir da vistoria e regularização dos imóveis, estes parceiros receberão o selo que garante que aquele local inspecionado por meio desta parceria, é um local livre do Aedes.

Outra ação prevista para o dia 4 de março será o Dia de Mobilização Social, que pretende envolver todos os juiz-foranos na guerra contra o mosquito.

ACESSA.com - 199 recebe den?ncias de focos do mosquito 24 horas por dia