Wilma Montes Wilma Montes 9/8/2012

Água e pilates: combinação perfeita

Wilma MontesNo dia 8 de agosto de 2012, eu e meu marido, Charles Montes, terapeuta ortomolecular, fomos agraciados com a oportunidade de ministrarmos uma palestra na Cesama. Convidados pelo diretor Joaquim Tarcísio e pelo presidente Cláudio Horta Mendes, ficamos felizes ao observar o cuidado e interesse pela melhora da qualidade de vida tanto de seus funcionários, como da população em geral. Abordamos alguns assuntos importantes para a saúde e gostaria de compartilhar aqui.

A água é conhecida como "a fonte da vida"! Ela é essencial em todas as funções fisiológicas do corpo humano e age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos, transportadora de nutrientes e resíduos por entre os órgãos. Quando praticamos pilates, perdemos mais água, por meio do suor, pois esse é o mecanismo de que nosso corpo dispõe para que nossa temperatura corporal não ultrapasse os 37 graus. Se a água é evaporada pela pele e não é reposta, desidratamos e prejudicamos a nossa saúde.

Além disso, a água também interfere em outros mecanismos muito importantes, como transportar oxigênio para os músculos através dos glóbulos vermelhos do sangue, eliminar o dióxido de carbono pela respiração e regular a pressão arterial para o bom funcionamento do coração e da circulação. A boca seca já é um sinal de desidratação, por isso, não podemos esperar a sensação de sede para bebermos água. E, muito menos, substituir água por sucos ou chás, pois estes não possuem a mesma velocidade de absorção, já que necessitam da digestão.

Observe a coloração de sua urina, ela deve apresentar-se incolor ou ligeiramente amarela. Se ela encontra-se escura, é sinal de desidratação e de excesso de dejetos tóxicos ácidos. Outros sinais de desidratação são: dor de cabeça, cansaço, tontura, aparecimento de câimbras, alterações na pressão arterial, dores musculares, entre outros.

Estudos dizem que devemos tomar 39 ml x o peso do nosso corpo de água por dia. Faça a conta e observe todos os sinais e sintomas da desidratação. Agora é o momento de adquirir esse hábito, que junto com a atividade física e boa alimentação, são fundamentais para que você viva bem. Se você tem dificuldade em ingerir água, deixe uma garrafinha sempre por perto com água fresca e beba aos goles. A água deve ser saudável e, para isso, tenha um filtro de boa qualidade que deve lhe oferecer, no mínimo, uma água livre de cloro. O ideal é que sua água possua pH alcalino (acima de 7.3).Charles Montes

No dia do pilates, beba de 250 a 500 mililitros de água, duas horas antes da aula. Evite refrigerantes, bebidas alcoólicas e, ainda, alimentos muito pesados. Durante a aula, a cada 15 minutos, beba de 125 a 250 mililitros. Se seguir esses conselhos, além de evitar todos os males descritos acima, você terá muitos benefícios: maior lubrificação dos espaços articulares; maior hipertrofia muscular, caso pratique atividade física com carga, como o pilates; aumento da eficiência do sistema imunológico; prevenção da obstrução das artérias no coração; melhora das funções cerebrais, evitando a perda de memória e tornando sua pele mais lisa, reduzindo assim o envelhecimento.

A grande maioria da população ainda não tem consciência de que a água é o melhor remédio natural para um grande número de enfermidades e a prevenção de muitos. Fico feliz, pois já não fazemos mais parte desse número! Busque sempre o conhecimento e viva melhor!



Wilma Rodrigues Montes
é fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG Philippe Souchard.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.