Wilma Montes Wilma Montes 29/3/2012

Pilates também é coisa de criança

PilatesMuitos ainda acham que Pilates é só para mulheres e idosos. Mas esses não experimentaram sequer uma aula. Pilates é um método sem restrição de idade ou condicionamento físico, e que abrange todos os sexos e idades. Possui desde exercícios simples até aqueles que exigem muita força, flexibilidade e equilíbrio.

Atualmente muitos homens já aderiram ao Pilates e estão tendo ótimos resultados, como ganho de massa muscular e óssea. Está na hora das crianças entrarem nesta brincadeira, pois aquelas que começaram não tem vontade de parar.

Esse é o caso da nossa querida Gabriela. Ela tem sete anos, idade mais indicada para o início das aulas. As fotos (na galeria abaixo) mostram alguns exercícios que podem ser trabalhados com crianças. Para elas, o Pilates deve ser uma atividade lúdica e os exercícios devem ser encarados como uma brincadeira. Como existe mais de uma centena de exercícios, cada aula é diferente da outra e o momento é de prazer e descontração.

O ideal é que se monte, em um horário, uma turminha de no máximo três crianças, para que elas também sejam bem assistidas, sem que haja qualquer perigo de se machucarem. Antes de começarem, as crianças devem passar por uma anamnese e uma avaliação postural individual. Nas aulas são passados exercícios com pouca carga e, no máximo, dez repetições. Os pequenos podem praticar de uma a duas vezes por semana.

Nesta brincadeira, elas melhoram a postura, tratam as dores do crescimento, ficam mais calmas, crescem sem perder a flexibilidade, ganham concentração, equilíbrio, consciência corporal, além de muitos outros benefícios. Como pós-graduada em pediatria, posso garantir, o fisioterapeuta tem no Pilates um grande aliado para tratar crianças com atraso motor, flacidez, hiperatividade, problemas respiratórios, neurológicos, traumatológicos, cardíacos etc.

Estimulem suas crianças a conhecer e praticar Pilates. Os resultados valerão a pena. Um beijo carinhoso em cada criança que passar por aqui!

 


Wilma Rodrigues Montes
é fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG Philippe Souchard.

ACESSA.com - Pilates tamb?m ? coisa de crian?a