Wilma Montes Wilma Montes 7/10/2013

Pilates pode ser praticando com métodos modernos

Desde que o Método Pilates chegou e ganhou força no Brasil, a maioria dos estúdios trabalha o método de forma conjunta com exercícios funcionais utilizando caneleiras, alteres, faixas elásticas, bolas, dentre vários outros acessórios. Podemos adaptar muitos exercícios não esquecendo a respiração e o trabalho da Power House durante os movimentos.

Estes acessórios tornam a aula mais lúdica e prazerosa, pois aumentam a variedade de exercícios e possibilitam que seja trabalhada até a hipertrofia, diferente do método tradicional, já que podemos realizar mais de 10 repetições de cada exercício e mais de uma série do mesmo movimento.

Alguns instrutores de Pilates, ainda com pensamento conservador, serão contra essa forma de adaptação do método. Mas todo profissional tem autonomia para planejar seus exercícios, desde que tenha embasamento e utilize princípios científicos, para que seu aluno ou paciente tenha o melhor resultado e alcance seu objetivo.

O aluno ou paciente deve confiar no seu instrutor, se houve uma avaliação e se seu instrutor é um (a) Educador (a) Físico (a) ou Fisioterapeuta, deve ser capacitado para ministrar e adaptar os exercícios de acordo com a necessidade do aluno ou paciente.

Apresentarei alguns exercícios avançados de um aluno do meu estúdio. Sua aula é de uma hora e meia, e ele pratica o método duas vezes por semana. Em seus exercícios, utiliza todos os princípios básicos do método. Seu depoimento dispensa outras explicações.

"Meu nome é Rogério, além da academia de musculação pratico também há mais de um ano o pilates, no estúdio da fisioterapeuta Wilma. Os resultados que obtive são a melhora na respiração, na concentração, no equilíbrio, na postura e, principalmente, uma maior elasticidade muscular, praticando exercícios corretos de alongamento, acompanhados pela educadora física Thalita. Vale lembrar que o pilates é benéfico para pessoas de qualquer idade, sejam elas praticantes de alguma atividade física ou não."

Foto: Divulgação/Wilma

Wilma Rodrigues Montes
é fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG Philippe Souchard