Variação da salada caprese chama atenção pelo sabor 

O prato tem preparo rápido e fácil. É utilizado como entrada para refeições e pode ser acompanhado por um bom vinho

Aline Furtado
Repórter
5/9/2009

Quem não se rende a um prato de salada preparado com ingredientes de cores marcantes? Fica realmente difícil resistir! As cores lembram a Itália: o vermelho, o verde e o branco. Trata-se de uma variação da salada caprese, nome que faz alusão à Ilha de Capri, onde teve origem o prato de preparo simples, adequado para ser servido em dias quentes, por ser um alimento leve.

A dica é do chef de cozinha e proprietário de um restaurante da cidade, Pablo Oazen. Os ingredientes são encontrados com facilidade e o preparo é rápido, gastando aproximadamente 15 minutos.

Modo de preparo

Corte a manta de muçarela de búfala em quatro partes. Os tomates que compõem a salada devem ser distribuídos de acordo com o seu gosto no fundo do prato. Em seguida, você deve colocar uma parte da manta de muçarela de búfala sobre os tomates. Depois de montada a primeira parte do prato, leve ao forno a 180º C até que a manta derreta. "Não é preciso deixar corar", ensina Oazen.


Preparo Fundo manta

Depois de retirar do forno, coloque uma pitada de sal e utilize o molho pesto sobre a manta. O molho pesto pode ser encontrado em lojas de frios. Repita os passos, ou seja, coloque os tomates sobre a primeira camada e cubra com mais uma parte da manta de muçarela de búfala. Para finalizar, utilize broto de ervas (rúcula), flores comestíveis (capuchinha), crocante de parmesão, além do molho pesto e do azeite de ervas.

camada final inicial

O crocante de parmesão é feito com o queijo ralado levado ao fogo em uma frigideira, onde deve ficar até formar uma massa que pode ser quebrada. "O segredo desse prato é servi-lo quente para que a muçarela não endureça", ressalta Oazen.

Esta salada é usada como entrada de refeições e pode ser acompanhada por um bom vinho. O rendimento da receita é para quatro pessoas.

Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes