Ana Stuart Ana Stuart 16/12/2013

Geração Canguru

jovensConsiste em uma geração formada for jovens entre 25 e 34 anos que ainda moram com os pais. Este fenômeno mundial tem sido observado por pesquisadores nos últimos tempos.

Trata-se de jovens que ficam em casa mais tempo para investir em um futuro melhor, com formação mais elevada ao saírem da graduação como especializações, mestrado, doutorado e pós doutorado. Estudam exaustivamente para concursos públicos.

Normalmente, são de classe média para alta, com isso visam a um mercado de trabalho mais exigente, porém, o que ocorre é que esses jovens retardam a formação de sua própria família e muitas vezes permanecem em casa para cuidar ou fazer companhia para os pais idosos.

Outra situação típica é a dos pais que se encostam financeiramente nos filhos e os mantém próximos, usufruindo desta dependência.

Os "nem-nem" são diferentes da geração canguru, são jovens que nem estudam e nem trabalham, em sua maioria entre 25 e 29 anos. Comum em mulheres de faixas educacionais mais baixas, ficam em casa para cuidar de seus filhos e normalmente são mães solteiras.

Com a evolução da mulher no mercado financeiro, emocionalmente se sentem mais seguras e libertas, portanto, tendo filhos ou não, a tendência é de saírem de "nem-nem" para geração canguru.

Outro fator importante é a incidência de evasão feminina ser maior do que a masculina. Filhos homens ficam mais tempo em casa pelo fato de possuírem maior liberdade, o que já não corre na maioria dos casos em relação as mulheres.

É importante observarmos até que ponto estamos contribuindo para a melhoria da formação de nossos filhos e até que ponto os estamos usando para suprir nossas carências, tornado-os jovens adultos fragilizados.

Precisamos nos adaptar a estas mudanças de gerações que vêm ocorrendo. Incentivar e proporcionar bem estar sem nos escravizarmos, nos lembrando do velho ditado chinês que diz "pais fortes, filhos frágeis..pais frágeis, filhos fortes".


Ana Stuart é psicóloga e terapeuta familiar

ACESSA.com - Gera??o Canguru