Ana Ana Stuart 20/03/2015

Você sabe o que é Metanoia?

metanoinaMetanoia é a mudança de atitude para uma nova forma de viver, é a metamorfose do ser..
Mas o que nos leva a esta transformação tão forte e profunda?
A DOR e o AMOR são as duas forças mais poderosas e transformadoras em nossas vidas!
Um velho mestre diz aos seus discípulos: "só compreendi o que é verdadeiramente amar depois que ouvi uma conversa entre dois amigos:

O primeiro: - amigo você gosta mesmo de mim?"

O segundo: - amigo, profundamente, acredite!

O primeiro: - você sabe o que me causa sofrimento?

O segundo: - não, mas sei o que lhe causa alegria..

O primeiro: - se você não sabe o que me causa sofrimento, como pode dizer que realmente gosta de mim?

O velho mestre então diz a seus discípulos: - compreendam que amar verdadeiramente significa conhecer aquilo que traz sofrimento e dor a seus semelhantes!

Só conseguimos mudar nossos hábitos e posturas diante da vida quando aprendemos a respeitar o limite do outro e este limite é do tamanho do outro e não do nosso..

É quando deixamos de ser impróprios e insensíveis..

O velho mestre continua dizendo: - não apazigúe seu semelhante na hora de sua raiva, não o conforte no momento em que ele vela seu morto, não o questione no momento de sua promessa e nem tente vê-lo na hora de seu infortúnio..

O apoio silencioso nos leva até onde nos é permitido, ultrapassando apenas quando solicitado. Isto é a metanoia, nossa metamorfose diante da vida, diante do outro.

Comparando também à metamorfose da borboleta, que para alcançar sua liberdade precisa passar pela dor da saída do casulo... ou a águia que precisa enfrentar o medo para alçar seu primeiro voo rumo à liberdade..

Enfim, sair de nossa infância emocional rumo à fase adulta emocional requer a coragem da águia e a força da borboleta para quem sabe assim conseguir nossa Metanoia!


Ana Stuart é psicóloga e terapeuta familiar

ACESSA.com - Voc? sabe o que ? Metanoia?