Bella Broa Solidariedade ? o principal ingrediente desta broa recheada. Tenha certeza de que receber? muitos elogios

Marinella Souza
Colabora??o*
05/12/2007

A Bella Broa n?o ? uma broa comum, ela tem uma massa macia, um aspecto bonito, um cheiro delicioso, um sabor incompar?vel e ... recheio. Isso mesmo! A broa leva recheio, inicialmente, era de banana, mas o novo sabor, de goiabada, tem encantado os consumidores.

A culinarista, Maria das Merc?s Duarte Horta, conhece essa receita desde menina e resolveu populariz?-la em nome de uma boa causa. Merc?s conta que a Bella Broa ? uma tradi??o de fam?lia. "Minha m?e aprendeu com minha av? que, com certeza, deve ter aprendido com a m?e dela tamb?m", explica orgulhosa.

A culinarista conta que sempre gostou de cozinhar e quando come?ou a fazer trabalho volunt?rio em um grupo esp?rita que cuida de portadores do v?rus da Aids, escolheu a cozinha para ajudar. "No in?cio, a gente organizava jantares, a id?ia da broa surgiu depois", relembra.

Fabricar a broa comercialmente foi uma alternativa encontrada pela institui??o a fim de angariar fundo para oferecer um trabalho com mais qualidade para os enfermos e fazer melhorias na sede.

Foto de Maria Merc?s Para Merc?s, a broa representa muito mais do que um alimento saboroso. "? a continuidade da tradi??o da minha fam?lia e ? muito gratificante poder ajudar essas pessoas que passam por uma situa??o t?o dif?cil", revela.

Bons resultados

O sabor da Bella Broa ? t?o especial que hoje ela ? vendida para bancos, hospitais, empresas, sem falar de particulares. E n?o pense que essas pessoas compram s? para ajudar o grupo n?o. A causa solid?ria ? um dos motivos que os levam a consumir, mas n?o ? o principal.

Foto da Bella Broa Mara Maria Liguori de Oliveira Horta ? freguesa da Bella Broa h? quatro anos ou mais. Ela compra quase toda semana e garante que compra por causa da qualidade do produto. "A broa ? uma del?cia, o novo sabor de goiaba ent?o ? mais gostoso ainda", derrete-se. E acrescenta: "ajudar ? sempre bom, mas a broa ? muito gostosa mesmo!"

E n?o s?o s? os portadores do HIV que a Bella Broa ajuda. A cabeleireira Bernadeth da Consola??o Braga conheceu a broa h? um ano e aproveitou a qualidade do produto para aumentar a sua renda mensal e ainda ajudar o pr?ximo.

Foto da Bella Broa Bernadeth compra de 15 a 20 broas todas as semanas para revender no sal?o onde trabalha e afirma que o resultado ? positivo. "A aceita??o ? muito boa, as pessoas gostam muito. Eu n?o conhe?o broa melhor", ressalta.

Merc?s relata que o grupo vende cerca de 200 a 230 broas por semana de todos os sabores. Al?m das recheadas com banana e goiabada, a tradicional tamb?m tem boa sa?da.

Saiba como fazer a Bella Broa

Voc? vai precisar de: Foto de alguns ingredientes da Bella Broa

  • 4 ovos;
  • 200ml de ?leo;
  • 1 copo tipo requeij?o de a?car cristal;
  • 1 copo tipo requeij?o de fub?;
  • 1 copo tipo requeij?o de leite;
  • 1 copo tipo requeij?o de farinha de trigo;
  • 1 colher de sobremesa de erva doce;
  • 1 colher de ch? de sal;
  • 1 colher de sopa de fermento em p?;
  • A?car com canela para polvilhar;
  • Goiabada fatiada
  • Modo de fazer: Bata os ovos com o sal, acrescente o a?car, o fub?, a farinha e o fermento em p? um de cada vez e sempre batendo bastante. Ferva o leite com o ?leo e a erva doce. Junte essa mistura ? massa e bata mais. Coloque metade da massa em uma f?rma untada e polvilhada com farinha de trigo. Acrescente a goiabada fatiada, coloque o restante da massa e outra camada de goiabada. Polvilhe com a?car e canela a gosto e leve para assar durante 25 a 30 minutos.

    Um toque especial: Para ficar com uma textura mais condensada, a massa deve ser batida com colher de pau. Esse detalhe garantir? uma broa mais macia.

    Dica da Merc?s: "Para que a goiabada n?o afunde quando voc? a colocar na massa, passe-a na farinha de trigo antes"


    Acesse as receitas do S? Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    *Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF