Artigo Ser Hol?stico

Por



Artigo
Br?colis
::: 01/09/2006


Os br?colos, br?colis ou brocos (do italiano broccolo, no plural broccoli) s?o um vegetal da fam?lia Brassicaceae (cruc?feras), uma das formas cultivadas de couve, tal como a couve-flor, o repolho, couve-de-bruxelas, entre outros.

As folhas, as flores e os ped?nculos florais s?o comest?veis. Mesmo podendo ser consumido cru, a maioria das pessoas prefere comer esse vegetal cozido.

? poss?vel preservar a maior parte dos seus nutrientes cozinhando-o no vapor ou fritando-o at? ficar crocante e tenro, enquanto que cozinh?-lo em uma grande quantidade de ?gua destr?i boa parte das sust?ncias que combatem o c?ncer, assim como a vitamina C e outros nutrientes. O cozimento prolongado dos br?colis tamb?m provoca um cheiro desagrad?vel, semelhante ao do repolho.

  • Nome cient?fico:Brassica oleracea var. italica

  • Fam?lia: Brassicacea. De origem no Sul da Europa

  • Caracter?sticas da planta:planta herb?cea apresenta folhas com limbo lobado na base e bordos mais ondulados. Durante a fase vegetativa assemelha-se ? couve-flor; posteriormente produz uma infloresc?ncia central de colora??o verde, pouco compacta, e numerosas infloresc?ncias laterais, bem menores, originadas nas axilas foliares. No ponto de consumo, essas infloresc?ncias s?o verdes, mas, dependendo da forma de cultivar, podem ser roxas ou brancas.

  • Caracter?sticas da flor:apresentam flores imperfeitas de colora??o amarela, com formato de sino, reunida numa infloresc?ncia do tipo cap?tulo.

  • Melhor variedade:ramoso

  • ?poca de plantio:fevereiro - maio

  • ?poca de colheita:maio - outubro. Os br?colis podem ser adquiridos durante o ano todo na maioria dos supermercados e feiras. O congelado tem o mesmo valor nutritivo do fresco. Quando as suas flores come?am a ficar amareladas, a verdura j? passou do ponto e fica menos nutritiva.

  • Inconveniente o excesso de cozimento libera compostos de enxofre de odor desagrad?vel
  • Uso externo:indicado para a beleza da pele
  • Indica??o: - antioxidante, que combate os radicais livres respons?veis pelo envelhecimento precoce da pele. A cenoura e a beterraba, ambos ricos em fibra, facilitam o funcionamento intestinal, o que, indiretamente, deixa a pele mais bonita.

  • Ingredientes do suco: - 4 cenouras; 1 florete de br?colis; 1/2 beterraba

  • Modo de preparo: - Na centr?fuga, passe todos os alimentos. Enfeite com um florete de br?colis

    Benef?cios Terap?uticos
  • Excelente fonte de vitamina C
  • Boa fonte de vitamina A e de folato
  • Quantidades significativas de prote?nas, c?lcio, ferro e outros minerais
  • Rico em bioflavon?ides e outras subst?ncias que protegem contra o c?ncer
  • Analg?sico
  • Antiinflamat?rio
  • Antibi?tico, anticoagulante
  • Combate a dor muscular
  • Diminui a press?o arterial
  • Combate viroses
  • Previne o c?ncer
  • Protege o f?gado
  • Reduz o colesterol
  • Pouco cal?rico e com alto teor de fibras
  • Al?m de nutritivo, parece tamb?m proteger contra muitos tipos de c?ncer. Ao longo dos ?ltimos 20 anos, diversos estudos revelaram que o ?ndice de incid?ncia do c?ncer do c?lon, das mamas, do colo do ?tero, dos pulm?es, da pr?stata, do es?fago, da laringe e da bexiga, entre as pessoas que comem grandes quantidades de br?colis, ? significativamente reduzido.

    Tamb?m t?m seu uso na medicina, gra?as ao seu elevado teor de c?lcio - em m?dia 400mg para cada 100 gramas de flores e 518 em cada 100 gramas de folhas- o que representa cerca de cinco vezes a dose existente no leite, esse vegetal ? um bom construtor e formador dos ossos e dos dentes.

    De acordo com pesquisa baseada em um estudo do Centro de Pesquisas do C?ncer Fred Hutchinson, em Seattle, Estados Unidos e publicada recentemente, os br?colis e o repolho ajudam a evitar c?ncer de pr?stata podendo reduzir-lhe at? pela metade o risco, se se consumirem, pelo menos, tr?s por?es di?rias desses vegetais.

    Algumas subst?ncias presentes nos br?colis bloqueiam a a??o de horm?nios que estimulam a evolu??o dos tumores, enquanto outras inibem-lhes o crescimento ou fomentam a a??o de enzimas protetoras. Os br?colis tamb?m possuem um alto teor de bioflavon?ides e outros antioxidantes, subst?ncias que protegem as c?lulas contra as muta?es e os danos provocados por mol?culas inst?veis.

    Os br?colis cont?m vitaminas e minerais essenciais em abund?ncia. Uma x?cara de br?colis cozidos cont?m somente 40 calorias. Por outro lado, essa a??o proporciona quase o dobro da RDA (Ingest?o Diet?tica Recomendada) de vitamina C e um ter?o a mais da RDA de vitamina A e de folato. Al?m disso, uma x?cara de br?colis cont?m 130 mg de c?lcio, 1,2 mg de ferro e 5 g de prote?nas. Como essa quantidade de br?colis cozidos tamb?m cont?m 2,5 g de fibras e de laxativos naturais, este vegetal ? recomendado para prevenir pris?o de ventre.

    Por que o Br?colis ? t?o saud?vel?

    Umas das raz?es s?o as propriedades anticancer?genas e outros nutrientes que combatem diversas outras doen?as. Estudos recentes relataram que os br?colis cont?m um elemento qu?mico (fitoqu?mico) inibidor do desenvolvimento da bact?ria Helicobacter pylori (H Pylori), frequentemente presente em gastrite e ?lcera estomacal.

    O que s?o fitoqu?micos? S?o compostos n?o-nutrientes encontrados em plantas que t?m atividade biol?gica no corpo humano. Afinal de contas, plantas est?o no planeta h? muito mais tempo que n?s. Ent?o, esses compostos t?m desempenhado um papel na sua sobreviv?ncia e em nossa sobreviv?ncia tamb?m.

    Outros efeitos positivos

    Os br?colis s?o um vegetal muito rico em C?lcio e Ferro, minerais importantes para a forma??o e manuten??o de ossos e dentes e ? integridade do sangue; possui ainda vitamina A, indispens?vel ? boa vis?o e ? sa?de da pele e vitamina C, que se perde durante o cozimento usual.

    Suas folhas s?o calmantes, purificadoras do sangue e ricas em minerais. O caldo das flores ? calmante, diur?tico, al?m de combater as inflama?es do tubo digestivo. Tanto as flores como as folhas t?m efeito laxativo.

    Para uma boa compra, basta verificar-lhes os talos e flores, que devem ser verdes e sem marcas de picadas de insetos. Folhas amareladas indicam que a verdura est? velha.

    Ao cozinhar, coloque-os em pouca ?gua fervente com sal e mantenha a panela destampada durante todo o cozimento.

    Conservam-se em geladeira por uma semana e seu per?odo de safra ? de junho a outubro e janeiro.

    Br?colis contra o c?ncer

    Pesquisas demonstraram que esta hortali?a ? um excelente auxiliar na preven??o do c?ncer de c?lon.

    Cientistas do World Cancer Research Fund revisaram 206 pesquisas feitas a respeito de br?colis e encontraram evid?ncias de que a hortali?a combate v?rios tipos de c?ncer. Em uma lista de alimentos que auxiliam na preven??o do c?ncer de c?lon, publicada pelo American Journal of Clinical Nutrition, os br?colis se sobressa?ram.

    Segundo cientistas da Harvard School of Public Health, em Boston, br?colis e espinafre ajudam a minimizar o risco de catarata. Ao estudarem a import?ncia da dieta na preven??o dos derrames, pesquisadores de Harvard tamb?m chamaram a aten??o para os benef?cios dos br?colis.

    Br?colis e repolho ajudam a evitar o c?ncer de pr?stata

    O consumo de tr?s por?es di?rias de vegetais como br?colis e repolho pode reduzir, at? pela metade, o risco de c?ncer de pr?stata, revelou um estudo do Centro de Pesquisas do C?ncer Fred Hutchinson, em Seattle, nos Estados Unidos.

    As pesquisas demonstram que os vegetais da fam?lia das cruc?feras - como br?colis, couve-flor e repolho - s?o bem eficazes para reduzir o risco da doen?a, gra?as aos seus nutrientes.

    O que voc? est? esperando?

    As recomenda?es acima, com certeza, incentivar?o voc? a usar com mais freq??ncia e com perseveran?a esse vegetal em sua alimenta??o.

    Passamo-lhe algumas receitas para sua avalia??o e degusta??o.

    Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardo seu e-mail.

    Encerramos com sauda?es hol?sticas!


    Armando Falconi Filho
    ? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com