Confira algumas dicas para cozinheiros de primeira viagem

Quem está acostumado a ter a comida sempre pronta e nunca chegou nem perto de um fogão, pode ficar perdido para preparar uma refeição. Veja cuidados importantes

Nathália Carvalho
*Colaboração
17/4/2012
refeições na cozinha

Para muitos, não existe nada melhor do que saborear uma boa refeição. Chegar em casa e encontrar a mesa cheia ou ir a um restaurante e se deliciar com os temperos de um chef. Mas, e na hora de preparar a comida? Quem está acostumado às mordomias de ter um cozinheiro em casa, muitas vezes nunca chegou perto do fogão e passa aperto quando precisa ou quer aprender a cozinhar. Fazer pratos requintados e gostosos para os amigos ou até mesmo para impressionar alguém requer certa experiência, mas pequenos detalhes podem quebrar o galho na hora de começar essa tarefa. O Portal ACESSA.com tem algumas dicas para ajudar os cozinheiros de primeira viagem.

Professora de culinária há mais de 26 anos, Cida Gomes já ensinou muitos alunos a dar os primeiros passos na cozinha. Ela lembra que aprender a preparar refeições é algo delicado, que deve ser feito com bastante cuidado e atenção. Além disso, utensílios corretos auxiliam na elaboração dos pratos. "É importante ter sempre uma faca bem amolada, senão fica impossível cortar uma carne, por exemplo. Mas claro, os inexperientes devem ter muito cuidado com a lâmina. E deem preferência para utensílios de silicone ou de polietileno. A madeira é complicada porque tem mais chance de proliferação de bactéria, caso não seja limpa direitamente."

Com os objetos em mãos, faltam os alimentos. Para Cida, os bons ingredientes podem salvar uma refeição ou incrementá-la, mas é interessante saber escolher para não gastar muito. "É importante frisar que nem sempre as marcas mais caras são as melhores. Não tenha medo de arriscar em uma marca desconhecida, é bom para economizar. E para os naturais, compre sempre o que estiver bem fresco e dê prioridade para os produtos que não possuam agrotóxicos. Os alimentos orgânicos são uma boa opção nesse caso". Outra dica é estar sempre munido de alguns ingredientes básicos na preparação dos alimentos, como óleo, sal, alho, azeite, pimenta, açúcar, cebola e creme de leite. "Temperos nunca são demais, tenha-os variadamente e em excesso."

Mão na massa

Partindo para os trabalhos de preparação da refeição, é interessante estar sempre acompanhado de uma receita por perto. "Siga o passo a passo do que está sendo explicado na receita e procure não inovar muito para não perder o material preparado. Cozinhar é algo que requer experiência e prática, ou seja, entenda o básico primeiro e aprenda o processo do que está sendo feito. Depois sim, comece a testar novos ingredientes e dê sua cara para a receita."

Tenha precaução

A professora alerta que aprender a preparar refeições é algo que deve ser feito cuidadosamente e com bastante atenção. "O mais importante para quem vai cozinhar, independente se já sabe ou não, é tomar cuidado com os perigos que a cozinha reserva. Por exemplo, para ferver um macarrão em uma panela grande de água é necessário ter muita cautela, principalmente na hora de virar o recipiente na pia. Já vi pessoas com sérias queimaduras por conta disso. Cozinhar deve ser algo agradável e a atenção evita os acidentes."

Comece pelo fácil

E se por último, ficou na dúvida de por onde começar, teste as refeições mais fáceis, para ir pegando o jeito. "Uma macarronada à bolonhesa, por exemplo, é infalível. Ferva o macarrão sem deixar passar do ponto, cozinhe a carne moída e prepare um molho vermelho simples. Coloque bastante queijo e pronto. Uma delícia!", ensina Cida. E para sobremesa, ela dá a dica de um mousse de morango muito fácil. "Algumas caixinhas de gelatina vêm com as instruções dessa receita no verso, não tem como errar. Para mim, é o doce mais fácil de ser preparado."

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

ACESSA.com - Confira algumas dicas para cozinheiros de primeira viagem