O delicioso pan de canela con dulce de leche da Florida Empanadas

Lucas Soares
Repórter
2/08/2014

A cozinha argentina tem alguns pratos e tradições bastante similares e saborosos. Essa é a proposta da Florida Empanadas, que trouxe o que há de melhor do chá da tarde hermano para Juiz de Fora. E a receita desta semana da equipe do Caderno Só Sabor é essa: um saboroso pan de canela con dulce de leche, feito para ser servido com um bom café. A receita é o chef Ricardo Rodex, veja!

Ingredientes da massa

  • Dois ovos
  • 1/4 de xícara de leite morno
  • 60 gramas de manteiga
  • 25 gramas de açúcar
  • 7 gramas de fermento biológico seco
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo da massa

O primeiro passo para a receita é ativar o fermento. Adicione a manteiga ao leite morno e deixa-a derreter. Em seguida, coloque o açúcar e misture. Coloque o fermento e misture novamente. Deixe a massa descansando por 10 minutos.

Após passado o tempo, pegue a farinha de trigo e jogue em uma bancada, abrindo um buraco no centro. Jogue a pitada de sal por fora. Quebre um ovo ao centro e adicione um pouco do fermento, mexendo até ficar bem misturado. Em seguida, sove a massa por cerca de 10 minutos, até ficar bem lisa. Quando estiver elástica, faça uma bolinha e coloque em um balde de aço, untado com um pouco de azeite. Tampe com papel film plástico e deixe descansar por uma hora.

A massa irá dobrar de tamanho e está pronta para trabalhar. Coloque farinha na bancada e jogue a massa. Com um rolo de massa, abra um retângulo. Aguarde e faça o recheio.

Ingredientes do recheio

  • 1 colher de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 colheres de canela em pó
  • 2 colheres de açúcar mascavo 

Finalizando

Pincele a manteiga sobre a massa para segurar o açúcar e a canela. Não pincele até o final, deixando dois dedos para colar a massa depois. Misture o açúcar mascavo e a canela em um recipiente e polvilhe por cima da massa, respeitando o espaço deixado para colar. Enrole a massa como se fosse fazer um rocambole, sempre que fizer uma volta, vire e puxe a massa, evitando a entrada de ar. Quando chegar na borda que não tem manteiga, passe um pouco de água para selar a massa e "cole".

Assando

A receita dá cerca de oito porções de três dedos cada. Coloque em um tabuleiro e amasse. Deixe descansando por cerca de 40 minutos para dobrar de tamanho. Bata um ovo e pincele por cima dos pães. Em um forno pré-aquecido à 180ºC, coloque no forno por novos 40 minutos e aguarde.

Montagem do prato

Com o pão pronto, dourado, retire do forno e coloque um pão em um prato, polvilhando por cima com um pouco de açúcar de confeiteiro. Termine a montagem adicionando doce de leite no centro do prato, o pão por cima, uma outra colher por cima e decore com canela em volta, um pau de canela e um ramo de hortelã. O chef indica acompanhar com uma boa xícara de café.

ACESSA.com - O delicioso pan de canela con dulce de leche da Florida Empanadas