Juiz de Fora é referência na produção de cervejas artesanais

Por

Juiz de Fora ? refer?ncia na produ??o de cervejas artesanais

Juiz de Fora é referência na produção de cervejas artesanais

Iago Schmidt 8/03/2018

Após um breve panorama sobre a gastronomia brasileira, vamos centrar em nossa cidade e alguns produtos influentes da cultura e culinária local.

Quando falamos de grandes polos, podemos dar vista à Juiz de Fora, seja pela proximidade com outros centros, ou pela estrutura que a cidade oferece. Com o ramo alimentício não é diferente, Juiz de Fora possui restaurantes tidos como referências, presentes no cenário gastronômico atual. Destaque para o crescimento do gourmet - tanto na pizzaria, que utiliza de ingredientes de melhor qualidade, quanto no hambúrguer, que deixou de lado o industrial e agora é preparado artesanalmente. Porém, não podemos esquecer das cervejas artesanais, que são um marco da nossa gastronomia. Vários restaurantes que já produziam produtos gourmet agora investem no ramo da cerveja, adequando ao paladar do consumidor, que a cada dia aparece de forma mais exigente.

Além da produção em grande escala, temos os pequenos produtores de cerveja, alguns até mesmo fazem para consumo próprio, mas ainda temos uma curiosidade de nossa cidade, a cerveja Hofbauer - homenagem a São Clemente Maria Hofbauerm, que é produzida em solos cristãos, mais especificamente na Igreja da Glória. Como não associar os nomes IPA e Weiss a alguns dos diversos tipos de cerveja? O que demonstra, ainda mais, que as cervejas estão no gosto popular.

Esse crescimento permite que tenhamos, além da difusão da nossa cidade, evento destinados somente a cervejarias, além dos food trucks, que abrem espaços para as beer trucks. Isso só reforça que a cerveja faz parte da cultura do brasileiro. O que seria de um churrasco sem nossa cerveja? Você tem algum amigo que faz cerveja?

Como podemos perceber, a sociedade está deixando de lado a tecnologia e alimentos processados, dando oportunidade ao processo artesanal, preparado à mão, mas com ingredientes de boa qualidade.