Artigo
Gorduras Trans
::: 28/03/2006

Voc? j? comeu gorduras trans? Provavelmente j?, e muito. No in?cio do s?culo passado, o processo de hidrogena??o parcial de gorduras, solidifica??o dos ?leos vegetais, confere consist?ncia, sabor sem ran?o e maior tempo para ser consumido. Em contrapartida, a gordura transversa (trans) ? a maior respons?vel pelo aparecimento de doen?a card?aca coronariana, pois aumenta o colesterol ruim, diminuindo o bom colesterol.

Muitos estudos t?m sido desenvolvidos a respeito das gorduras, e o seu lado ben?fico deve ser ressaltado: s?o fontes de energia, servem de ve?culo para vitaminas lipossol?veis (A,D,E e K) e s?o fontes de ?cidos graxos essenciais para o corpo. A diferen?a entre ?leos e gorduras ?, a 20? C, apresentarem estado s?lido ou l?quido. As gorduras em sua maioria apresentam estado s?lido por conterem ?cidos graxos saturados e de cadeia longa, o que a torna s?lida.

Com a identifica??o no in?cio do s?culo 20 de doen?as cardiovasculares e ingest?o de gorduras de origem animal, a hidrogena??o dos ?leos tornou-se fundamental ? ind?stria de alimentos, causando uma revolu??o nas prateleiras dos supermercados.

O processo de hidrogena??o consiste no hidrog?nio l?quido sob press?o nas insatura?es do ?cido graxo, transformando os ?leos em gorduras s?lidas, resultando em uma pasta escura e mal cheirosa que, quando colocada na presen?a de alvejantes, transforma-se na pasta de gordura hidrogenada ou em margarina. Esta gordura aumenta muito a fra??o ruim do colesterol, o LDL colesterol, abaixando o colesterol bom, o protetor, o HDL. Ainda pode aumentar os ?ndices de triglicer?deos do sangue e tornar baixa a ingest?o de ?cidos essenciais (?cido linoleico e linol?nico).

A gordura trans est? presente em pequena quantidade na carne, leite e derivados de animais ruminantes, mas sua maior e abundante oferta na dieta ? proveniente da ingest?o de biscoitos recheados e waffers, cream crackers, batata frita de fast-foods, tortas e bolos prontos e semi prontos, p?es doces, p?o de forma, sorvetes, chocolates (diets s?o piores), achocolatados prontos, margarinas (quanto mais dura, pior), requeij?o, pipoca de microondas, temperos em tabletes, salgadinhos tipo chips.

A Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (Anvisa) estabeleceu em 2003 que a partir de agosto de 2006 os alimentos dever?o conter a quantidade de gordura trans nos r?tulos. Esta medida ir? orientar a quantidade e a qualidade da gordura que ingerimos. Evite alimentos industrializados, leia os r?tulos e evite aqueles alimentos que contenham na composi??o gordura hidrogenada, use margarinas cremosas com baixo teor de gordura e livres de gorduras trans e use ?leos vegetais (canola e oliva).


Arnaldo Pinheiro
? nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
trabalhando na ?rea de nutri??o cl?nica, nutri??o enteral
e nutri??o esportiva.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com