Joana Kamil Joana Kamil 17/7/2010

Tarteletes de chocolate com amêndoasFérias de forma saudável, sem esquecer o chocolate


O principal ingrediente desta delícia é o chocolate meio amargo, que, segundo estudos bem recentes, tem se mostrado como um grande aliado contra doenças cardiovasculares, do colesterol e até do câncer. Tudo isso devido ao seu alto poder antioxidante, em função da presença de flavonóides que agem principalmente protegendo os vasos sanguíneos.

A quantidade recomendada desta delícia é uma barrinha de 30 gramas ao dia. Mas atenção! Na hora da compra, lembre-se de conferir a quantidade de cacau presente no chocolate escolhido, pois o ideal é que a composição seja de no mínimo 40% de cacau.

Outro ingrediente de grande importância é a amêndoa, uma oleaginosa que, além de possuir muitos nutrientes, ajuda a emagrecer, pois é rica em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por ajudar a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue, e ainda agem ativando o metabolismo de queima de gordura. Mas lembre-se de sempre aliar estes nutrientes a uma dieta equilibrada.

Não podemos esquecer as fontes de fibra dessa receita deliciosa e saudável, que são a aveia e o cereal de milho, que contribuem diretamente para o bom funcionamento do intestino, com isso, participam da liberação das toxinas e ainda tornam a absorção de açúcar mais lenta, evitando grandes elevações de glicemia, além de aumentar a sensação de saciedade.

Ingredientes
  • 2 xícaras de chá de cereal de milho sem açúcar;
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos;
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada;
  • 3 colheres de sopa de amêndoas em lascas torradas;
  • 1 barra (180 gramas) de chocolate meio amargo
Passo a passo

Para preparar a massa, basta misturar o cereal quebrado, a aveia, o açúcar e a manteiga até virar uma farinha homogênea. Reserve. Uma dica é misturar com as mãos. Em 10 forminhas para mini-tortas com fundo removível, coloque a farofa e vá apertando com a colher até unir bem no fundo. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 10 minutos. Para facilitar, use um tabuleiro maior para levar as forminhas ao forno.

Depois de retirar as forminhas do forno, solte cada forminha com uma faca, desenforme e não se esqueça de retirar o fundo da forma. Em uma panela, derreta a barra de chocolate em banho-maria e cubra as tortinhas com este chocolate derretido. Para finalizar e enfeitar, use as amêndoas, sirva em seguida ou deixe reservado em temperatura ambiente. Rende 10 unidades.


Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório , personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo empresarial, palestras e treinamentos.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.