Joana Kamil Joana Kamil 14/5/2011

Iscas de Fígado ao alho. Nutritivo, barato e muito saboroso 

Isca de fígadoUm alimento tradicional e muito nutritivo é o fígado de boi. Além disso, é muito barato, o que permite estar na mesa de todos. O que não podemos imaginar é que esse alimento é uma excelente fonte de ferro e proteína, ótimo para quem é anêmico e para as crianças.

Recentemente, o fígado de boi foi classificado como um super alimento, pois além de ferro é rico em vitaminas como A, B12, B5, B6, ácido fólico e Vitamina C, que é um aliado na absorção de ferro pelo organismo. Em 100g de fígado de boi, suprimos aproximadamente 50% de nossas necessidades diárias de proteínas.

Para completar essa receita super nutritiva, o molho de tomate tem o seu lugar. Quem imaginaria que o molho de tomate poderia ajudar a reduzir o risco de vários tipos de câncer, principalmente o de próstata? Isso acontece, pois o tomate é rico em um nutriente funcional, o licopeno.

O licopeno tem ação antioxidante neutralizando os radicais livres que invadem nosso organismo que provocam danos a nossa saúde. Além disso, o licopeno fortalece o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo. O licopeno para estar ainda mais presente, e melhor absorvido pelo nosso organismo, está em maior quantidade e melhor qualidade em receitas aonde o tomate é cozido como é o caso do molho de tomate.

Vamos aprender uma receita diferente e muito gostosa.

Ingredientes
  • 1kg de fígado de boi limpo e cortado em iscas
  • 1lata de molho de tomate pelati (o tomate é inteiro)
  • ½ colher de sopa de sal de alho caseiro
  • 3 dentes de alho espremido
  • 1 colher de sopa de óleo composto ou óleo de soja
  • 3 colheres de sopa de alho frito (fazer em casa ou comprar pronto)
Passo a passo

Tempere as iscas de fígado com o sal de alho e reserve. Em uma panela de ferro pequena, pingue um fio de óleo e deixe esquentar bem. Coloque uma pequena quantidade de iscas e tampe. Depois de uns minutos, vire as iscas e tampe novamente. Dica: se você fizer com pequenas quantidades, tampar e evitar mexer, as iscas vão ficar bem macias e apetitosas. Depois de pronta, coloque em um prato com papel toalha para escorrer bem antes de colocar na vasilha escolhida. Faça isso até terminar todas as iscas.

Para o molho, amasse bem os tomates que são inteiros na lata com um garfo. Em uma panela, coloque a colher de sopa de óleo composto e logo em seguida o alho espremido e deixe dourar. Adicione o molho e deixe ferver. Depois, coloque o molho sobre as iscas de fígado prontas e salpique com alho frito. Fica muito gostoso acompanhado de batata palha.


Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.