Joana Kamil Joana Kamil 8/10/2011

Bolo de caneca. Para qualquer criança preparar bem rapidinho

Bolode canecaO Dia das Crianças está chegando e fica aquela dúvida sobre o que oferecer para a turminha. O legal é colocar a criançada para preparar esse bolo de caneca gostoso, saudável, rápido de fazer e sem preocupações, pois não vai ao forno e sim ao microondas.

Para deixar o bolo ainda mais saudável, vamos destacar alguns de seus ingredientes especiais. A aveia é um cereal muito nutritivo que possui cálcio, ferro, proteínas, vitamina E, além de muitas fibras. Podemos destacar a fibra solúvel beta glucana que ajuda no funcionamento intestinal, diminui a absorção de colesterol "ruim", fortalece o sistema imunológico e deve ser consumida diariamente.

O cacau, tão querido por todas as crianças, presente no chocolate em pó, é rico em vitaminas A,D, E, C, ferro, cálcio, potássio e possui fibras. Mas os componentes mais importante do cacau são os flavonóides, antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres e melhorando a saúde cardiovascular. O cacau possui substância que estimula a produção de serotonina no organismo, combatendo a depressão, a ansiedade e estimulando os centros de prazer e bem-estar. Mas lembre-se de que chocolate deve ser consumido com moderação, pois é rico em gorduras.

O açúcar branco foi substituído pelo mascavo. É menos calórico, contém mais vitaminas e minerais, trazendo inúmeros benefícios à saúde, principalmente porque o açúcar mascavo não contém química, diferente do refinado. Mas vale ressaltar que quem é diabético não pode comer açúcar mascavo.

Ingredientes
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 2 colheres de sopa de óleo de soja
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de café de fermento em pó
Passo a passo

Em uma caneca de 300 ml que possa ir ao microondas, adicione o ovo, o óleo e mexa bem com a ajuda de um garfo ou colher. Acrescente o leite e mexa mais um pouco. Adicione o açúcar mascavo e continue mexendo bem. Depois, acrescente o chocolate em pó e mexa mais. Acrescente o farelo de aveia mexendo cuidado, em seguida, a farinha de trigo. Por fim, acrescente o fermento e deixe tudo bem misturado.

Leve a caneca ao microondas em uma potência máxima por 3 minutos. Mas tem um detalhe: quando contar 1 minuto e meio, pare o microondas, espere uns segundos e ligue novamente. Enfeite com granola, confeitos, o que achar mais legal, o bolo é para comer na caneca mesmo.



Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.