• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor
    Felipe Reis Felipe Reis 7/2/2013

    Aperitivo de cerveja: fácil e impressiona na hora de receber os amigos

    AperitivoHoje trago uma receita de um aperitivo à base de pão, uma camada de manteiga de alho, coberto com dois tipos de queijo. A surpresa fica por conta de um ingrediente inusitado: a cerveja. Esta deliciosa loucura é para petiscar enquanto se assiste a um jogo ou, se você não gosta de futebol ou esportes em geral, esta receita é perfeita para receber os amigos em um dia qualquer.

    Crocante por fora e macia por dentro, a massa se assemelha à de pizza e é simples de fazer. O sabor da cerveja é sutil – o álcool evapora e fica apenas o sabor da cevada, mas quando combinado com o alho e o queijo derretido, deixa a impressão que foram feitos um para o outro.

    A receita serve até quatro pessoas e o tempo total de preparo pode chegar a uma hora e meia.

    Aperitivo de cerveja e allho

    Ingredientes

    • 2 xícaras de farinha de trigo;
    • 1 colher de chá de fermento biológico seco instantâneo;
    • ½ colher de chá de fermento em pó químico;
    • ¾ de colher de chá de sal;
    • 1 colher de sopa de azeite;
    • ¾ de xícara de cerveja pilsen;
    • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
    • 2 dentes de alho;
    • ¼ de xícara de queijo parmesão ralado;
    • 1 xícara de queijo muçarela ralado.

    Passo a passo

    Misture duas xícaras de farinha de trigo, uma colher de chá de fermento biológico seco instantâneo, ½ colher de chá de fermento em pó químico, ¾ de colher de chá de sal. Acrescente uma colher de sopa de azeite e ¾ de xícara de cerveja pilsen em temperatura ambiente. Faça esse procedimento, preferencialmente, em uma batedeira e com o gancho de massas. Sove a massa, na batedeira ou à mão, até que fique lisa e macia. Cubra e deixe descansar entre meia e uma hora.

    Enquanto isso, com um garfo, misture duas colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente, e dois dentes de alho amassados. Faltando cerca de dez minutos para a massa descansar, pré-aqueça o forno a 220°C.

    Em papel manteiga, vá abrindo a massa, no formato que você preferir. Espalhe a manteiga de alho e cubra com a mistura de ¼ de xícara de parmesão ralado e uma xícara de muçarela ralada. Ainda com o papel, coloque a massa em uma forma e leve ao forno. Asse entre 10 e 15 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e a massa dourada.

    Deixe esfriar um pouco e, depois, corte em tiras. Sirva ainda quente com molhos de sua preferência. Depois desse aperitivo, tem gente que não vai querer saber de outro.

    2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher de chá de fermento biológico seco instantâneo; ½ colher de chá de fermento em pó químico; ¾ de colher de chá de sal; 1 colher de sopa de azeite; ¾ de xícara de cerveja pilsen; 2 colheres de sopa de manteiga sem sal; 2 dentes de alho; ¼ de xícara de queijo parmesão ralado; 1 xícara de queijo muçarela ralado. Misture duas xícaras de farinha de trigo, uma colher de chá de fermento biológico seco instantâneo, ½ colher de chá de fermento em pó químico, ¾ de colher de chá de sal. Acrescente uma colher de sopa de azeite e ¾ de xícara de cerveja pilsen, em temperatura ambiente. Faça esse procedimento, preferencialmente, em uma batedeira e com o gancho de massas. Sove a massa, na batedeira ou à mão, até que fique lisa e macia. Cubra e deixe descansar entre meia e uma hora. Enquanto isso, com um garfo, misture duas colheres de sopa de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, e dois dentes de alho amassados. Faltando cerca de dez minutos para a massa descansar, pré-aqueça o forno a 220°C. Em papel manteiga, vá abrindo a massa, no formato que você preferir. Espalhe a manteiga de alho e cubra com a mistura de ¼ de xícara de parmesão ralado e uma xícara de muçarela ralada. Ainda com o papel, coloque a massa em uma forma e leve ao forno. Asse entre 10 e 15 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e a massa dourada. Deixe esfriar um pouco e, depois, corte em tiras. Sirva ainda quente com molhos de sua preferência.

    Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.