• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor
    Felipe Reis Felipe Reis 29/12/2012

    Transforme o que sobrou na geladeira após as festas de Natal

    BolinhosEspero que tenham tido um excelente Natal e estejam relaxando à espera de 2013. Além de muita comilança, são comuns, nessas festas, as mesas fartas. Há quem diga que é melhor ter comida a mais do que ser pego de surpresa por convidados de última hora. O ruim é que pode acabar sobrando muita coisa e, com a proximidade entre Natal e Ano Novo, isso pode significar desperdício.

    Comer sobras daquele peru ou tender não precisa ser um sacrifício. A criatividade pode fazer você até esperar ansioso por essas reinvenções. Hoje, vou dividir com vocês um jeito de limpar a geladeira e liberar espaço para a ceia de Ano Novo, com esses deliciosos bolinhos feitos com o que sobrou da ceia de Natal, mas que também podem ser feitos em qualquer época do ano. Em 25 minutos, teremos o bastante para até seis pessoas.

    Bolinho pós-natalino de peru

    Ingredientes

    • 800 gramas de batatas;
    • 1 colher de sopa de mostarda em grãos;
    • 2 colheres de sopa de cebolinha;
    • 1 ovo;
    • 150 gramas sobras de peru;
    • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
    • Sal e pimenta do reino a gosto

    Passo a passo

    Cozinhe 800 gramas de batatas, por 10 minutos ou até estarem macias. Enquanto aguarda, prepare o resto dos ingredientes. Após cozida, retire a casca das batatas e amasse-as, grosseiramente. Adicione uma colher de sopa de mostarda em grãos, duas colheres de sopa de cebolinha picada e um ovo batido levemente. Tempere com sal e pimenta a gosto.

    Misture 150 gramas das sobras de carnes destroçadas - pode ser peru, tender, presunto ou outra carne que tenha sobrado na geladeira. Com as mãos, pegue a massa e faça bolinhos de, mais ou menos, dois centímetros de altura. Passe todos nas duas colheres de sopa de farinha de trigo. Frite cada lado, em fogo médio, por dois minutos ou até dourar. Sirva com pesto de rúcula e limão.

    800 gramas de batatas; 1 colher de sopa de mostarda em grãos; 2 colheres de sopa de cebolinha; 1 ovo; 150 gramas sobras de peru; 2 colheres de sopa de farinha de trigo; Sal e pimenta do reino a gosto. Cozinhe 800 gramas de batatas, por 10 minutos ou até estarem macias. Após cozida, retire a casca das batatas e amasse-as, grosseiramente. Adicione uma colher de sopa de mostarda em grãos, duas colheres de sopa de cebolinha picada e um ovo batido levemente. Tempere com sal e pimenta a gosto. Misture 150 gramas das sobras de carnes destroçadas - pode ser peru, tender, presunto ou outra carne que tenha sobrado na geladeira. Com as mãos, pegue a massa e faça bolinhos de, mais ou menos, dois centímetros de altura. Passe todos nas duas colheres de sopa de farinha de trigo. Frite cada lado, em fogo médio, por dois minutos ou até dourar. Sirva com pesto de rúcula e limão.


    Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.