• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor
    Felipe Reis Felipe Reis 23/2/2013

    Bolo de cinco minutos é a mágica da cozinha

    boloO que você diria se em cinco minutos conseguisse preparar um bolo? Acha impossível? Saiba que tem como. Um bolo de caneca, feito no microondas, é a opção certa para uma sobremesa rápida e, ainda assim, saborosa. Parece mágica.

    Além de vir com um toque de elegância, é uma dessas receitas curingas que a gente deve guardar para quando cuidamos muito do prato principal e esquecemos da sobremesa, ou sobra pouco tempo para fazê-la.

    A sugestão é um bolo de framboesa, mas que pode ser feito com outra fruta vermelha - morango, mirtilo, amora – ou ainda com nozes, gotas de chocolate e café.

    Como fica pronto em três minutos, esse bolo de caneca pode ser considerado o macarrão instantâneo dos bolos. No meu forno, leva três minutos para fazer. No seu, pode levar mais.

    Se o seu bolo ficou seco, significa que você cozinhou por muito tempo ou que mexeu demais os ingredientes. Isso também pode acontecer. Misture apenas até que os ingredientes estejam combinados.

    O tempo total de preparo é de cinco minutos e a receita serve até quatro pessoas.

    Separe suas xícaras de café e vamos tirar o bolo da cartola!

    Bolo Instantâneo de Framboesa

    Ingredientes

    • 2 colheres de sopa de framboesa
    • 1 colher de chá açúcar
    • 2 ovos grandes
    • 3 colheres de sopa de iogurte natural
    • 2 colheres de sopa de óleo
    • 1/2 de colher de chá de fermento químico em pó
    • ¼ de colher de chá de essência de baunilha
    • 6 colheres de sopa de açúcar
    • 8 colheres de sopa de farinha de trigo

    Passo a passo

    Com um garfo, faça um purê de duas colheres de sopa de framboesa. Salpique uma colher de chá de açúcar por cima e deixe descansando enquanto faz a massa.

    Pincele um pouco de óleo ou manteiga em quatro canecas de café, resistentes ao microondas.

    Em uma tigela, misture dois ovos em temperatura ambiente e o purê de framboesa. Acrescente três colheres de sopa de iogurte natural e duas de óleo. Por último, 1/2 de colher de chá de fermento químico em pó, ¼ de colher de chá de essência de baunilha, seis colheres de sopa de açúcar e oito colheres de sopa de farinha de trigo.

    Misture até incorporar bem todos os ingredientes. Em seguida, preencha metade da xícara com a massa - não mais que três dedos de altura - e leve ao microondas, de três a quatro minutos.

    Dica: Ao fazer essa receita pela primeira vez, teste seu forno para saber o tempo que levará o preparo. Deixe uma xícara por três minutos para testar. Faça o teste do palito. Espete na massa e se sair limpo já está pronto. Caso contrário, deixe por mais tempo. No máximo, por mais um minuto.

    Sirva ainda morno com chantilly e raspas de chocolate.

    Aproveite!

    2 colheres de sopa de framboesa 1 colher de chá açúcar 2 ovos grandes 3 colheres de sopa de iogurte natural 2 colheres de sopa de óleo 1/2 de colher de chá de fermento químico em pó ¼ de colher de chá de essência de baunilha 8 colheres de sopa de farinha de trigo Com um garfo, faça um purê de duas colheres de sopa de framboesa. Salpique uma colher de chá de açúcar por cima e deixe descansando enquanto faz a massa Pincele um pouco de óleo ou manteiga em quatro canecas de café, resistentes ao microondas Em uma tigela misture dois ovos em temperatura ambiente e o purê de framboesa Acrescente três colheres de sopa de iogurte natural e duas de óleo. Por último, 1/2 de colher de chá de fermento químico em pó ¼ de colher de chá de essência de baunilha 6 colheres de sopa de açúcar e oito colheres de sopa de farinha de trigo. Misture até incorporar bem todos os ingredientes  Em seguida, preencha metade da xícara com a massa - não mais que três dedos de altura - e leve ao microondas, de três a quatro minutos.

    Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.