Artigo
A Fonoaudiologia na inclus?o social
da pessoa com voz esof?gica

:::15/12/2006

J? descrevemos em artigos anteriores, em outubro e novembro de 2003, s obre a voz esof?gica, esclarecendo sobre o diagn?stico e o tratamento. Neste artigo, daremos ?nfase a quest?o da inclus?o social para o sucesso da reabilita??o vocal.

O c?ncer de laringe carrega em si import?ncia de grande repercuss?o social, pois seu tratamento consiste na perda das fun?es vitais desse ?rg?o, principalmente a voz, fundamental para a comunica??o humana.

Ap?s a laringectomia total, os pulm?es n?o se comunicam mais com as vias a?reas superiores. Da?, ser? necess?rio uma nova passagem, atrav?s de um traqueostoma, para que o cliente possa respirar.

Com isso, al?m das seq?elas f?sicas e emocionais causadas por essa reestrutura??o anat?mica, o cliente ter? que reorganizar seus h?bitos di?rios, devido ? necessidade de freq?entar terapias de reabilita??o, cuidar do traqueostoma e enfrentar as dificuldades em se comunicar na aus?ncia do laringe.

Todos esses fatores, somados ao medo, sensa??o de desamparo e depress?o ap?s o diagn?stico da doen?a tornam a pessoa v?tima do embotamento social e afetivo, capaz de exclu?-la da intera??o com o mundo.

Para superar esse embotamento e retornar ao conv?vio social, sua comunica??o oral dever? ser restabelecida atrav?s de uma t?cnica de reabilita??o vocal escolhida pelo cliente, para que tenha autonomia e possa, al?m de falar novamente, se ajustar a uma nova identidade vocal.

A fam?lia dever? atuar como aliada dos profissionais envolvidos neste processo, oferecendo apoio e encorajamento para que o cliente enfrente o desafio e consiga superar essa etapa, tomando cuidados para que o amparo n?o ceda lugar ? superprote??o.

A interven??o fonoaudiol?gica na educa??o e orienta??o ao cliente ? fundamental para o sucesso da reabilita??o vocal e reintegra??o social. A exclus?o e o estigma de pessoas com defici?ncia ou qualquer tipo de mutila??o sofrida s?o t?o intensos, que transformam essas pessoas em incapazes e exclu?das.

Uma pol?tica de inclus?o social carrega em si a no??o de que a pessoa com qualquer tipo de defici?ncia ? cidad? plena e ativa, com absoluto direito de usufruir de benef?cios como quaisquer outros cidad?os.

Ent?o, a inclus?o, por sua vez, s? ser? alcan?ada quando o atendimento primar pela qualidade de vida da pessoa. A equipe interdisciplinar de atendimento dever? estar em torno desse processo em prol do bem estar f?sico, emocional e social daquele que tenha superado o trauma da doen?a.

Colabora??o da fonoaudi?loga Paula Mendon?a Chagas

Leia tamb?m!


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com