Juiz de Fora - MG

Felipe Reis Felipe Reis 9/11/2013

Brownie ganha versão biscoito e sem glúten

brownieO brownie é um bolo solado, tipicamente americano, que aos poucos se tornou adorado no mundo inteiro e conquistou o paladar do brasileiro.

Para quem não conhece, o brownie é feito com nozes e muito chocolate – em pó e em barra, do branco ao amargo. Haja chocolate!

Proporcionalmente, leva mais ovos do que um bolo tradicional e usa menos farinha. Por isso, apesar da casquinha crocante por fora costuma ser mais mole por dentro, e como não vai fermento, também quase não cresce.

Hoje vamos testar uma versão que, certamente, vai agradar pessoas sensíveis ou intolerantes a glúten. O que tinha pouca farinha, agora vai ficar sem nenhuma.

Você já comeu brownie? E biscoito de brownie? Então vamos fazer?

Biscoito de brownie (sem glúten)

Ingredientes

1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente.

1/2 xícara de açúcar mascavo

1/2 xícara de açúcar cristal

1 ovo

1 colher de chá de baunilha

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 xícara de cacau em pó

1 xícara de chocolate (ao leite, amargo e branco)

1/2 xícara de nozes

1/2 colher de chá de sal

Passo a passo

Pré aqueça o forno a 180ºC.

Bata 1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente até ficar bem cremosa. Acrescente 1/2 xícara de açúcar mascavo e 1/2 xícara de açúcar cristal.

Adicione um ovo e uma colher de chá de baunilha.

DICA: Eu sempre utilizo extrato de baunilha que eu mesmo faço em casa. Pode ser substituído pelo aroma de baunilha encontrado nos supermercados, mas aumente para uma colher de sopa.

Combine 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio, uma xícara de cacau em pó e 1/2 colher de chá de sal. Incorpore à mistura aos poucos.

Por último, acrescente 1/2 xícara de nozes e uma xícara de chocolate picado – faça um mix de chocolate ao leite, meio amargo e branco.

Divida a massa em 12 bolinhas e asse em forma levemente untada, por aproximadamente 15 minutos.

 


Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.