Felipe Reis Felipe Reis 21/09/2013

Receita para inspirar o amante de comida saudável

crostini

A complexidade de sabores da receita de hoje chega a ser contraditória, e a apresentação com ares refinados é deslumbrante.

Para o preparo do Crostini de Cottage com Uvas Assadas, mel e avelãs, é o tempero do queijo cottage que nos dará um diferencial maravilhoso.

Uma dica interessante, não necessariamente para ser usada nesta receita, é assar a uva com um fio de azeite e uns raminhos de alecrim ou tomilho fresco. O aroma perfumado irá levar suas uvas a um novo lugar!

Vocês vão ver que crostinis parecem bruschettas – torradas mais tradicionalmente cobertas com tomates. Os dois são praticamente a mesma coisa. A diferença está no pão. Enquanto a bruschetta utiliza o pão italiano, o crostini é feito com pão ciabata ou até mesmo com baguete.

O preparo é rápido e rende até para quatro pessoas. Vai depender do tamanho do pão, podendo conseguir entre 12 a 16 fatias.

Sirva isso em sua próxima reunião com os amigos e terá um coro de hummms a cada mordida.

Crostini de Cottage com Uvas Assadas

Ingredientes

  • 1 pão do tipo ciabata
  • 2 xícaras de uvas sem sementes
  • 200 gramas de queijo cottage
  • 1 a 2 colheres de sopa de mel
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1/4 xícara de avelãs sem casca

Passo a passo

Pré-aqueça o forno a 200°C.

Combine delicadamente duas xícaras de uvas sem sementes e cortadas ao meio, com uma colher de sopa de azeite.

Asse entre 15 e 20 minutos, até que estejam um pouco murchas e estouradas.

Depois que a uva estiver pronta, abaixe o forno para 180°C.

Corte um pão ciabata em fatias médias e arrume-as em uma assadeira.

Pincele dos dois lados com duas colheres de azeite. Asse até dourar, cerca de 15 minutos, girando as fatias na metade do tempo.

Enquanto isso, em fogo médio alto, toste 1/4 xícara de avelãs sem casca em uma panela até dourar. Depois que deixar esfriar um pouco, esmague ou pique grosseiramente. Adicione 200 gramas de queijo cottage e uma colher de sopa de mel. Misture bem.

Espalhe uma camada generosa dessa mistura no pão depois de assado.

Em cima, coloque as uvas e sirva imediatamente.

Espero que vocês deem a esta receita uma tentativa!

1 pão do tipo ciabata 2 xícaras de uvas sem sementes 200 gramas de queijo cottage 1 a 2 colheres de sopa de mel 3 colheres de sopa de azeite de oliva 1/4 xícara de avelãs sem casca Pré-aqueça o forno a 200°C. Combine delicadamente duas xícaras de uvas sem sementes e cortadas ao meio , com uma colher de sopa de azeite. Asse entre 15 e 20 minutos, até que estejam um pouco murchas e estouradas. Depois que a uva estiver pronta, abaixe o forno para 180°C. Corte um pão ciabata em fatias médias e arrume-as em uma assadeira. Pincele dos dois lados com duas colheres de azeite. Asse até dourar, cerca de 15 minutos, girando as fatias na metade do tempo. Enquanto isso, em fogo médio alto, toste 1/4 xícara de avelãs sem casca em uma panela até dourar. Depois que deixar esfriar um pouco, esmague ou pique grosseiramente. Adicione 200 gramas de queijo cottage e uma colher de sopa de mel. Misture bem. Espalhe uma camada generosa dessa mistura no pão depois de assado. Em cima, coloque as uvas e sirva imediatamente.

Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

ACESSA.com - Receita para inspirar o amante de comida saud?vel