Samuel Cotta Samuel Cotta 21/10/2013

Ferramentas para Otimização de Sites

SEOAtualmente o que era apenas um meio de divulgação do negócio, possui características fundamentais, até mesmo, para a tomada de decisão de uma entidade física ou jurídica. Para que possamos medir e melhorar o resultado de um site, existem alguns recursos e técnicas disponíveis gratuitamente que serão abordados nesta coluna.

Primeiramente, é essencial que um site monitore as características dos visitantes com objetivo de explorar estratégias de marketing ou planejar mudanças nas páginas, portanto são necessárias ferramentas como o Google Analytics. Ele monitora o site traçando diversos gráficos estatísticos sobre quantitativos de: visitas no site, perfis do usuário visitante, links mais acessados, entre outros. Como resultado da utilização dessa ferramenta podemos, por exemplo, verificar o link mais acessado do site de acordo com a quantidade de visitas e tempo na página, ou inserir chamadas para o que é mais interessante para seu negócio. Na área menos acessada do portal, por sua vez, pode-se inferir que, de acordo com o conteúdo, ela seja removida ou totalmente remodelada.

Outro ponto importante que é evidência no mercado, é o que denominamos de SEO (Search Engine Optimization ou, em português, Otimização de Sites para Mecanismos de Busca). São meios de melhorar a exibição de seu site através de keywords (palavras-chave) em sistemas de busca como o Google, Bing, Yahoo, entre outros. Estando mais presente, consequentemente mais pessoas poderão chegar até você ou sua empresa.

Para atingir destaque de forma gratuita, o código do site deve possuir qualidade (cuidado ao contratar), ou seja, otimizado para plataformas de busca. Caso o site já esteja pronto, existe um portal denominado SEO Master que possui a ferramenta SEO Free Scanner. Seu uso é simples, basta preencher o endereço do seu site, as palavras chaves do segmento de negócio mais relevantes que é exibido uma pontuação do site e sugestões de mudanças no código do site (que devem ser encaminhadas para seu desenvolvedor). Neste site também existem cursos gratuitos de SEO, consultoria, entre outros.

Enfim, é importante além de conhecer os recursos citados, possuir um planejamento e um responsável para cuidar desses assuntos devido a sua extrema relevância. Um site bem monitorado e ranqueado com a utilização dos sistemas citados, é melhor gerenciado e encontrado, portanto isto poderá ser um diferencial em relação aos seus concorrentes.


Samuel Cotta é Analista de sistemas, pós-graduado em Gerências de Projetos e em Engenharia de Software, atuando na área de desenvolvimento web desde 2009. Leciona aulas particulares de informática, tendo experiência também como técnico de informática. Membro da Associação Brasileira de Web Designers e Desenvolvedores (ABRAWEB).

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.