Terça-feira, 26 de maio de 2009, atualizada às 13h

Portal ACESSA.com comemora 11 anos com evento sobre mídia on line

Daniele Gruppi
Repórter

O portal ACESSA.com comemora nesta terça-feira, dia 26 de maio, 11 anos de atuação. Neste período, consolidou-se como um veículo de credibilidade, tornando-se uma referência em jornalismo digital, principalmente em Juiz de Fora e região. Para brindar a data, profissionais de mídia, planejamento e atendimento das agências de publicidade e propaganda da cidade foram convidados para um café empresarial.

A especialista em Mídias Digitais e Marketing Digital, Camila Serejo, falou sobre Planejamento e Gestão de Mídias On Line. Além de ressaltar as características da internet, a palestrante mostrou às empresas que o meio é uma ferramenta importante para agregar valor à imagem dos clientes.

Camila, primeiramente, abordou a mudança de comportamento do consumidor com a difusão da internet. "A partir dos anos 80, começamos a vivenciar a III Revolução Industrial, que é a da informação. As pessoas passaram a se relacionar com a máquina e o comportamento do consumidor mudou. Passou a ter voz e também a produzir conteúdo."

De forma bem humorada, ela esclareceu alguns mitos e verdades sobre a internet. Quem pensa que o veículo é uma mídia de nicho, engana-se. Segundo a especialista, é uma mídia de massa e de potencial crescimento. "Atualmente, existem 59 milhões de usuários brasileiros, sendo que 82% acessam pelo menos uma vez por semana. É também o único meio com penetração no horário de trabalho." Ela afirma ainda que o público do meio é formador de opinião .

Ela desmistificou a ideia de que a internet é coisa para adolescente. "São os adultos que predominam na rede." Muito se fala que a grande vantagem da rede é a interatividade. Mas Camila ressalta: "A característica é apenas o começo." Ela cita outras, como a retenção, rastreamento, medição de resultado, agilidade, flexibilidade, segmentação e poder viral.

palestraA internet é o veículo que mais consegue reter a atenção do consumidor. "O  hipertexto mantém o internauta por mais tempo na página." Quem optar pela mídia para anunciar a sua marca, ainda pode acompanhar o comportamento do consumidor e, a partir daí, modificar a estratégia, caso o anúncio não esteja correspondendo às expectativas. Finalizando, a especialista foi enfática ao dizer que a internet é mais uma ferramenta para ser incluída no planejamento de marketing das agências.

História do portal

No evento, o diretor da ACESSA.com, Márcio Faria, contou um pouco da história do portal. O ponto de partida foi o lançamento da ArtNET Sistemas de Internet Ltda, em 1996. "Neste ano, Paris contava com três provedores de internet e Juiz de Fora também: Nutecnet, Fusões e ArtNET."

Em 1997, a ArtNET começou a vislumbrar o JF Service, hoje conhecido como Portal ACESSA.com. A proposta era criar um veículo que divulgasse Juiz de Fora na rede. "Queríamos trabalhar o local. A internet é muito global para não nos dedicarmos à cidade. Apostamos no novo formato de comunicação e nos aproximamos mais da comunidade."

Em 1998 o portal foi lançado numa cerimônia oficial da Câmara Municipal. "Numa iniciativa ousada, convocamos a população para comemorar o aniversário de Juiz de Fora (31 de maio) com um produto inovador." A partir de maio de 2001, o JF Service e a ArtNET passaram a se chamar Provedor e Portal ACESSA.com. 

Recorde de acessos

De acordo com o site Alexa.com, o Portal ACESSA.com está entre os 50 mil sites mais visitados do mundo. Segundo dados Google Analytics - ferramenta do Google para estatísticas de acesso, o portal contabiliza 753.672 visitantes únicos por mês. A média por dia é de 25.122. O número de page views, ou seja, parâmetro utilizado pelos servidores web para medir a visibilidade de um site, grupo de arquivos ou parte de um portal na internet, chega a 1.860.791 mensalmente. Quanto mais page views (acessos) uma página tem, maior é a visibilidade na Internet.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes