Nova mania no mundo virtual O Twitter tem feito sucesso entre os usuários da internet e se apresenta como mais uma ferramenta de informação

Marinella Souza
Repórter
7/7/2009

Um site de relacionamentos cujo slogan é "What are you doing ? "(O que você está fazendo agora?) tem feito a cabeça dos internautas nos últimos tempos. O Twitter funciona como um miniblog, em que as pessoas relatam, em no máximo 140 caracteres, o que estão fazendo naquele momento.

Cada usuário deixa registrado um pensamento sobre qualquer assunto. Aquilo vai ficar ali para que todos os seus "seguidores" leiam e comentem, se quiserem, assim como acontece nos blogs.

Qualquer um pode se cadastrar. No entanto, ainda não há tradução e tudo é feito em inglês. Para os usuários, isso não é um empecilho, como comenta o produtor musical Rodrigo Itaboray (foto abaixo).

"Tive um pouco de dificuldade, porque o sistema é muito simples, tão simples que a gente acaba se perdendo um pouco no início." São poucas telas e não tem álbum de fotos, nem comunidades. "O conceito é mais de blog do que de rede social", sintetiza.

Para o estudante de psicologia Samuel Freitas de Castro, o Twitter é "um modo simples e prático de entrar em contato com as pessoas". E é essa simplicidade que tem atraído cada vez mais adeptos. Para a recepcionista Ana Kelly Dias, essa é uma ferramenta "objetiva para se manter informado sobre assuntos da atualidade, desde humor até política".

Foto de Rodgiro ItaborayItaboray atribui à dinâmica do processo informativo o ponto alto desse site. "Eu sou uma pessoa comunicativa, tenho vida social na internet e fora dela também. Uso a internet para trabalhar e fortalecer meu networking. Dependo da informação atualizada e rápida para me manter por dentro das coisas. O Twitter me dá essa velocidade de comunicação de que preciso. São 140 caracteres pra você contar um caso, passar um link, responder ou repassar a ideia de alguém."

Além da praticidade, Samuel aponta ainda a liberdade como uma das características mais interessantes dessa nova ferramenta. "Ela te dá uma liberdade maior, você não depende das outras pessoas para se manifestar." Para o estudante, o Twitter veio revolucionar a esfera de contato virtual, além de ser uma grande forma de divulgar seu nome."É uma grande propaganda pessoal", declara.

Itaboray concorda. "Você tem mais facilidade de fazer novos amigos virtuais, que posteriormente podem se tornar amigos de verdade e quem sabe até mesmo clientes em potencial ou divulgadores do seu trabalho", diz.

Para Ana Kelly, a maior vantagem desse em relação aos outros sites de relacionamento que também já foram febre é a qualidade do que é divulgado. "Tem menos futilidade, mais pessoas antenadas, com informações importantes do dia-a-dia, como política, tecnologia e notícias."

Esse aspecto também é considerado relevante por Itaboray. "A maior de todas as vantagens seria poder filtrar a quantidade de lixo ou informação que você recebe ou o que quer receber", acredita.

O outro lado

Como nas outras redes sociais, os spams (mensagens indesejáveis), stalkers (perseguições e ameaças) e perfis falsos acabam surgindo e tirando um pouco o brilho da ferramenta, mas os usuários não veem isso como uma razão para sair da rede. Itaboray acredita que com um pouco de prática online se consiga resolver esse tipo de problema e passa algumas dicas.

"Na verdade o perigo está em toda parte. Resta saber até onde você está disposto a ir e correr riscos ou ficar na zona de segurança, tranquilo. Um bom antivírus atualizado na máquina, bom senso ao clicar em links e expor a seu respeito somente aquilo que você acha que não vai te comprometer seriamente seriam medidas básicas de segurança para quem quer sobreviver na internet", ensina. Além dessas dicas, o produtor musical elaborou um vídeo (veja acima) que ajuda os novos "tuiteiros" a entenderem o funcionamento da nova rede social.

O Twitter criou um serviço de verificação para proteger os perfis das celebridades, que são as maiores vítimas dos falsificadores virtuais. Trata-se do Verified Account, um selo visível que fica na parte superior da página, à direita. O serviço só está disponível para os famosos.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Como nas outras redes sociais, os spans (mensagens indesejáveis), stalkers (perseguições e ameças) e perfis falsos