UFJF inaugura videomonitoramento digital do campusPrimeira etapa cobre anel viário e 40% das vias que levam aos prédios no campus. Segunda etapa terá estação repetidora e irá monitorar unidades externas 

Clecius Campos
Repórter
15/4/2010

O sistema videomonitoramento do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi inaugurado no início da noite desta quinta-feira, 15 de abril. As 212 câmeras e os 68 novos postes de iluminação instalados já cobrem todo o anel viário da instituição e 40% das vias que levam aos prédios que abrigam as unidades. De acordo com o superintendente de segurança da UFJF, José Carlos Tostes, o sistema é um suporte operacional para os profissionais de segurança da instituição.

"Professores, funcionários, estudantes, aqueles que vêm ao campus para fazer suas caminhadas e exercícios, todos serão beneficiados. A segurança vai aumentar consideravelmente a partir de agora." Das 212 câmeras instaladas, 210 são fixas e de alta resolução e duas são speed dome, equipamentos com giro próximo a 360º, manuseados por controle remoto. O aparelho pode ser controlado de uma distância de 600 metros.

Uma central de videomonitoramento também passa a operar no campus da UFJF. Segundo Tostes, as imagens serão acompanhadas durante 24 horas por dia e transmitidas diretamente para 12 monitores, instalados na central. As imagens serão ainda armazenadas, a fim de servir de provas de possíveis delitos. "A privacidade do sistema é garantida, com possibilidade inexistente de vazamento de conteúdo." O pró-reitor de Infraestrutura, Márcio Rezende de Oliveira, afirma que a transmissão de dados será realizada via fibra óptica. "Nossa rede de fibras está lançada e foi executada por uma empresa privada, escolhida via licitação."

Os recursos para a implantação da primeira fase do projeto são de R$ 1,3 milhão, sendo parte do tesouro da UFJF e parte conseguido por meio de emendas parlamentares ao orçamento da instituição. A segunda fase do projeto já é estudada. Segundo Tostes, a intenção é finalizar todo o monitoramento das unidades da UFJF até o final de 2010. Oliveira explica que, para isso, será construída outra rede de fibra óptica para atender ao videomonitoramento nos prédios do campus e nas edificações externas. "Deverá ser realizada nova licitação para essa segurança predial. Juntando as duas etapas, o investimento total é de cerca de R$ 4 milhões."

Estação repetidora

Uma estação repetidora, que tem como objetivo permitir a comunicação entre a central de videomonitoramento no campus e as unidades externas, está em fase de implantação. Segundo Tostes, a intenção é de que ela comece a operar em cerca de 120 dias. O pró-reitor de Infraestrutura explica que a comunicação entre as unidades será realizada via rádio. "A estação recebe os dados por meio das micro-ondas magnéticas e com a mesma tecnologia faz o link com as unidades."

Mais investimentos em segurança

Segundo Tostes, os investimentos não pararam na instalação de câmeras e na duplicação da iluminação no campus. Os agentes de segurança da UFJF receberam 120 novos rádios transceptores de comunicação, além de quatro motocicletas e duas viaturas. Outros 48 coletes balísticos também estão à disposição dos vigilantes. A equipe responsável pelo videomonitoramento receberá treinamento de uma empresa terceirizada. De acordo com o reitor da UFJF, Henrique Duque, a intenção é dar segurança diurna e noturna a todos que utilizam o espaço do campus universitário. "É uma segurança patrimonial e de pessoas. Com a iniciativa a UFJF cumpre sua meta de humanizar e desenvolver."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes