• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Dispositivo criado em JF pode economizar até 30% de energia durante o banho

    Projeto consiste na instalação de um box fechado e um pequeno aparelho usado para aquecer o ar ambiente

    Andréa Moreira
    Repórter
    7/7/2012
    Box

    O chuveiro é um dos equipamentos que mais consomem energia em uma residência. E a preocupação com uso sustentável dos recursos naturais levou o professor do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marco Aurélio Cunha Alves, a desenvolver um projeto que promete economizar 30% da energia elétrica consumida durante o banho.

    "O fundamento do nosso projeto é simples, consiste em um box totalmente fechado, o que irá favorecer o aquecimento do ar ambiente. E com o ar ambiente aquecido, é necessário menos energia elétrica para aquecer a água, para que possamos tomar um banho confortável", explica.

    O professor destaca, ainda, que, para o aquecimento do ar, será instalado dentro do box um dispositivo semelhante a um secador de cabelo. Este aquecedor deverá ser ligado por um minuto, antes do banho. "Como podemos observar, o tempo em que o dispositivo ficará ligado é muito pouco e isso já será suficiente para aquecer o ar ambiente e, consequentemente, economizar energia".

    Após comprovar a eficiência do projeto, Alves, agora, busca parceiros para desenvolver o primeiro modelo. "O pedido de patente já foi depositado e já entramos em contato com uma indústria nacional de chuveiros e com uma fábrica de boxes aqui de Juiz de Fora, que mostrou interesse em desenvolver o equipamento para o experimento." A ideia é que o dispositivo seja construído usando materiais populares e de custo reduzido tornando o produto final "possível de ser comercializado a um preço acessível para toda a população".

    Economia

    De acordo com o professor, em uma pequena residência com quatro moradores, na época mais fria do ano, o chuveiro elétrico pode ser responsável por até 45% do total da energia. Já no período mais quente, esse consumo cai para 30%. "Durante um banho de dez minutos são consumidos em média 0,515 kWh (verão) e 0,75 Kwh (inverno). Para este cálculo levamos em consideração as características de um modelo simples de uma marca popular de chuveiros, com potência máxima de 4.500 watts e potência econômica de 3.000 watts. E, com este dispositivo, a chave que regula a posição de consumo de energia poderá ficar sempre no verão, até mesmo durante o período do inverno."

    Consumo de energia

    Os textos são revisados por Mariana Benicá

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.