Adilson Almeida Adilson Almeida 19/4/2011

Redes Sociais e seus poderes na internet – Parte 2

IlustraçãoHá algum tempo, as redes sociais eram consideradas apenas um motivo de diversão e eram geralmente usadas por jovens ociosos. Mas esse cenário, a cada ano que passa, vai sendo modificado, e negócios, campanhas de marketing, relacionamento com clientes, dentre várias outras coisas, estão agora presentes nesse meio.

Atualmente, no Brasil, as redes sociais têm um alcance muito grande. Muitas empresas já criaram até um novo tipo de profissional, o analista de mídias sociais, que fica encarregado por aproveitar ao máximo o potencial dessas redes. Os sites de relacionamentos, como qualquer tecnologia, são neutros. São bons ou ruins dependendo do que se faz com eles, e é por esse motivo, em especial, que as empresas ultimamente estão dando atenção a eles.

Várias empresas renomadas já estão com o perfil ativo nas redes. Por meio destes, elas recebem críticas, sugestões e solicitações de clientes. A empresa que cuidar bem desses canais de comunicação sai na frente e o consumidor ganha mais um meio de comunicação com ela.

Nesse lado empresarial, também é possível fazer a divulgação de produtos e serviços, que podem trazer mais retorno do que os anúncios publicitários.

Somente com esses argumentos conseguimos perceber que as redes sociais têm um poder de distribuir as informações de forma rápida e, na maioria das vezes, quando ficamos sabendo que ocorreu alguma coisa por outros meios de comunicação, como jornais, revistas e televisão, esse fato já foi publicado na internet horas atrás.

Para finalizar gostaria de frisar que essas redes de relacionamentos também possuem o seu lado perigoso.

Quando criamos um perfil nesses sites, estamos colocando informações pessoais nele que outras pessoas, dependendo da permissão, podem vê-los. Além disso, ainda temos que tomar cuidado com as informações que expomos. Portanto tenha muito cuidado e inteligência na hora de usar as redes sociais.


Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Técnico de Suporte de Infraestrutura. Integra a equipe do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.