Adilson Almeida Adilson Almeida 7/11/2011

Windows 8

Com uma interface totalmente diferente, o Windows 8 foi criado para rodar em Computadores (PCs) e tablets.

A década passada não foi muito favorável à Microsoft. A empresa perdeu muito mercado, não conseguindo atingir os novos mercados como o lançamento dos MP3, smartphones e, além disso, ainda houve alguns erros que prejudicaram muito a empresa, como o lançamento do Windows Vista em Janeiro de 2007, o sistema demorou cinco anos para receber uma nova versão e mesmo assim suas promessas não foram cumpridas.

Nesse caso específico, a Microsoft falhou na preparação dos usuários para o acolhimento do produto e, dessa forma, permitiu que as expectativas sobre ele fossem ainda maiores. O que salvou a empresa nesta última década foi o lançamento do Windows 7. Antes de lançar o sistema operacional, foram liberadas versões de testes para os usuários, o que facilitou a comunicação, fazendo com que o produto final fosse bem aceito pelo mercado.

Seguindo essa mesma linha, a Microsoft no mês de setembro anunciou o lançamento de uma versão preliminar do Windows 8. O sistema representa uma aposta da empresa para dar uma volta por cima e reconquistar o mercado. O lançamento oficial dessa nova aposta só deve ser feito, mesmo, no final de 2012.

O novo sistema foi radicalmente modificado em relação a seus antecessores. Sua interface é voltada especialmente para fazê-la funcionar tanto em desktops (PCs) e notebooks como em dispositivos portáteis. A famosa "Área de Trabalho" sai de cena e, em seu lugar, entram blocos coloridos e interativos, que foram pensados para telas sensíveis ao toque. Podemos dizer, com isso, que a Microsoft aposta que no futuro tudo vai ser sensível ao toque.

Imagem da área de trabalho do Windows 7 Área de trabalho do Windows 7

Uma grande novidade no Windows 8 foi a alteração da famosa "Tela Azul". Neste caso, a tela ficou bem mais amigável. O sistema também promete ficar mais rápido em sua inicialização.

Imagem da tela azul Tela azul do Windows 8

Imagem do Windows Tela inicial do Windows 8

Quer testar o novo sistema? Acesse o site da Microsoft e faça o download.

Mais artigos

Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Técnico de Suporte de Infraestrutura. Integra a equipe do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.