• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Adilson Diogo Adilson Almeida 21/8/2012

    Saiba mais sobre as distribuições do Linux

    LinuxO Linux possui diversas distribuições, mas antes de mostrar a vocês algumas, vamos entender o que são as distribuições e porque elas existem.

    O conceito de Linux, já mostrado aqui, deixa claro que a plataforma Linux não é um sistema operacional, ela é o kernel, que, por sua vez, é a principal parte dos sistemas operacionais, sendo assim, apenas com o Linux não seria possível usufruir de forma simples das principais ferramentas dos computadores. Partindo dos princípios de software livre, vários estudantes e até mesmo grandes empresas começaram a desenvolver sistemas operacionais tendo o kernel Linux como base. E estes sistemas são, também, conhecidos como distribuições do Linux.

    Como qualquer pessoa ou organização motivada pode desenvolver um sistema operacional baseado em Linux, hoje já são registradas mais de 300 distribuições ativamente mantidas, mas apenas umas vinte delas são largamente conhecidas. Vamos a algumas das principais distribuições do Linux.

    Debian

    Debian é uma das distribuições Linux mais antigas e populares. Ela serviu de base para a criação de diversas outras distribuições populares, tais como Ubuntu e Kurumin. Acesse aqui.

    Fedora

    Fedora é uma das mais populares e estáveis distribuições Linux que existem atualmente. Ele era, no começo, liberado e mantido pela gigante Red Hat que, na época, estava fechando seu sistema e concentrando-se no mercado corporativo. Isso significa que, desde o princípio, o Fedora já contava com o que há de mais moderno em tecnologia de software, assim como também contava com uma das mais competentes e dedicadas equipes em seu desenvolvimento. Se o que você procura é uma distribuição com poderes de ser um servidor estável, mas com as facilidades das ferramentas de configuração gráficas, ou se, simplesmente, deseja um desktop mais robusto, o Fedora será a sua melhor escolha. Acesse aqui.

    Ubuntu

    Ubuntu é uma das distribuições Linux mais populares da atualidade e isso se deve ao fato dela se preocupar muito com o usuário final (desktop). Originalmente baseada no Debian, diferencia-se além do foco no desktop, em sua forma de publicação de novas versões, que são lançadas semestralmente. Acesse aqui.

    Kurumin

    O Kurumin foi uma distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, com o objetivo de ser um sistema fácil de usar, voltado especialmente para iniciantes e ex-usuários do Windows. Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix, passando, em seguida, a utilizar também componentes do Kanotix e outros projetos, além de ser baseado nos pacotes do Debian. Todos os componentes e scripts usados são abertos, o que possibilitou também o surgimento de versões modificadas do sistema.

    Apesar de ter feito um grande sucesso e ter sido durante algum tempo uma das distribuições mais usadas no país, o projeto acabou falhando em atrair um grupo de desenvolvedores interessados em participar de forma ativa do desenvolvimento. Este e outros fatores (entre eles a justificada cobrança em torno de novos recursos e melhorias) acabaram fazendo com que o projeto fosse descontinuado em janeiro de 2008.



    Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Analista de Suporte Jr. participando da implantação do sistema SIGA Saúde na cidade de Juiz de Fora. Participante ativo do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.