• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Adilson Almeida Adilson Almeida 23/2/2012

    Saiba como proteger seu sinal wireless

    Foto de roteador sem fioCaso você tenha um roteador wireless, fique bastante esperto para que ninguém utilize sua internet. Casos assim são bastante comuns, mas só ocorrem se a rede for desprotegida.

    Para que isso não aconteça com você, existe um jeito de se proteger. Quando lidamos com roteadores sabemos que cada um é de um jeito, entretanto todos seguem uma mesma linha de raciocínio.

    Como se proteger?

    1 - Acesse a página de configuração de seu roteador (Não sabe como? O manual do equipamento possui esta informação), abra a opção relacionada a wireless (que também pode ser WLan e Wi-Fi) e troque o nome de sua rede. Normalmente o campo que contém esta informação é o SSID que já vem preenchido por default com o nome da marca de seu aparelho. Pode colocar qualquer nome.

    2 - Ative uma forma de criptografia dos dados. Isto é, os dados que circulam em sua rede serão seguros, pois mesmo que sejam interceptados por dispositivos de terceiros eles não serão decifráveis. Os roteadores fornecem as formas de criptografia e as mais conhecidas são WEP, WPA e WPA2.

    3 - Feito o passo anterior teremos que colocar uma senha, lógico que SEGURA. Não utilize senhas como datas de aniversário, nomes e sequências. Não é tão difícil assim criar uma senha. Se for o caso, anote a senha para que você não se esqueça.

    Prontinho. Seu sinal de internet sem fio está protegido. Quando você for usar o Wi-Fi através de um dispositivo, você será perguntado da senha, da mesma forma que quando uma outra pessoa for utilizar sua internet será questionada. Só que tem uma grande diferença, você sabe a senha e ela não.

    Adotando esta medida, não só estará protegendo o sinal de sua internet, como também estará protegendo você dos possíveis roubos de informações e de identidade.

    Mais artigos

    Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Analista de Suporte Jr. participando da implantação do sistema SIGA Saúde na cidade de Juiz de Fora. Participante ativo do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.