Não se esqueça da saúde ao viajar Muitos países exigem o certificado Internacional de vacinação para entrada dos cidadãos. Veja alguns cuidados que você precisa ter antes de viajar


Guilherme Oliveira
*Colaboração
24/05/2007

A sensação é sempre a mesma. Na hora de arrumar as malas para a viagem, seja para ir à praia, ao sítio ou para aquele local tão sonhado, quando se fecha a porta de casa, a já folclórica frase é certa. "Estou com a sensação que estou deixando alguma coisa pra trás". Abrem-se malas, olha-se para tudo, para então seguir viagem e enfim ter o descanso tão merecido.

Na correria tradicional de quem quer logo sair do cenário local e alcançar novos horizontes, muitos se esquecem, sim, de fatores que podem fazer com que a viagem dos sonhos se torne um pesadelo. Para que isso não aconteça, o cuidado com a saúde deve estar em primeiro lugar na lista de quem viaja. Um resfriado, bolhas nos pés ou até mesmo adquirir doenças mais graves podem ser evitados quando a prevenção é certa na bagagem.

Vacinas contra os surtos

Recentemente no Rio de Janeiro ocorreu um surto de rubéola. Em Salvador, antes do período de carnaval, foi a vez do Sarampo. Aqui mesmo em Juiz de Fora ouve-se falar do surto da dengue ( leia a matéria). Ano passado, em Muriaé, a meningite colocou a população em alerta. Não importa se vai viajar para perto ou para longe, ou até mesmo fora do país, estar atento ao local que você vai viajar é uma das principais providências que se deve tomar. Você deve se preocupar qual é a real situação das doenças na cidade de destino.

Segundo a enfermeira do departamento de epidemiologia da prefeitura de Juiz de Fora, Maria Hélida, todos devem possuir o cartão de vacinação e principalmente se vacinarem. "O ideal é sensibilizar as pessoas para que elas se preocupem com todas as vacinas necessárias", diz. Para obter o cartão basta procurar a UBS mais próxima de casa.

Além de prevenir, em alguns casos, estar em dia com as vacinas também serve para evitar "dor de cabeça". Em muitos países é obrigatório que o viajante tenha o certificado internacional de vacinação. Clique e veja os países. "Se a pessoa não tiver o certificado de vacina, ela não entra no país e volta mesmo", diz o agente de viagens e geólogo, Marcos Paiva.

É o caso da Venezuela, que sediará a Copa América em junho. O Ministério da Saúde já alerta em seu site que os torcedores brasileiros que queiram acompanhar de perto a competição se vacinem contra a Febre Amarela com pelos menos dez dias de antecedência da viagem. Esse é o prazo para o indivíduo ser imunizado.

Marcos faz ainda um outro alerta para quem for viajar para o exterior: fazer o "Seguro Viagem", que pode ser feito nas próprias agências de turismo. "Sempre aconselho que se faça o seguro, principalmente quando se vai para a Europa que é carissímo um dentista, um médico. Sempre falamos, mas têm alguns que preferem não comprar, na maioria das vezes eles nem sabem que o seguro existe".

Previna-se:

Foto: Divulgação Curtir a viagem com bolhas nos pés devido a um sapato novo gera grande desconforto. Pensando em várias situações, desde as mais simples às mais graves, o médico gaúcho Fernando Lucchese (foto), lançou o livro "Viajando com Saúde" (L&PM Editora) em que passa boas dicas para uma viagem tranqüila.

"Não faça viagens com calçados novos, que você ainda não sabe como se comportarão em relação aos seus pés. Aprendi com uma aeromoça que, em viagens mais longas, um sapato de número maior ou um chinelo ou sandália abertos são os mais confortáveis. Como sempre há edema (ou inchaço) dos pés, com este truque nunca haverá dificuldade de calçar ao final do vôo", escreve no livro.

Das diversas dicas, outra refere-se ao uso de chapéus e bonés. "Se o viajante for enfrentar temperaturas abaixo de zero, é importante que leve um chapéu ou um boné de couro ou feltro bem macios".

*Guilherme Oliveira é estudante de jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...