Sexta-feira, 8 de maio de 2009, atualizada às 18h16

Settra vai solicitar paradas de ônibus interestaduais próximas à Praça da Estação e no bairro Cascatinha

Clecius Campos
Repórter

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) definiu os locais em que vai solicitar a permissão de embarque e desembarque de passageiros de viagens interestaduais à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O terminal Solar Center, que fica atrás da Praça da Estação, e o ponto de ônibus em frente ao posto policial no bairro Cascatinha deverão ser usados, caso a agência conceda a permissão.

De acordo com o titular da pasta, Márcio Gomes Bastos, a escolha de ambos os locais levou em conta normas exigidas pela ANTT para embarque e desembarque de passageiros. Segundo Bastos, a estrutura do terminal Solar Center se aproxima dos requisitos necessários para as paradas.

"O terminal próximo à Praça da Estação deve passar por uma vistoria, realizada pela ANTT, antes de ser liberado. Caso sejam necessárias algumas modificações, estas deverão ser feitas pelos administradores do local, já que o local é de propriedade privada." Já o ponto no Cascatinha cumpre a exigência de segurança, por estar ao lado de um posto policial. "A Prefeitura vai solicitar à Polícia Militar a reativação do posto."

A minuta do decreto de lei, que deverá ser encaminhada à ANTT, foi enviada na última quinta-feira, dia 7 de maio, à comissão formada pelos vereadores Roberto Cupolillo (Betão - PT), Bruno Siqueira (PMDB), Flávio Checker (PT) e Rodrigo Mattos (PSDB). O texto permite o horário das paradas fora do Terminal Rodoviário Miguel Mansur apenas entre as 20h e as 7h.

De acordo com Betão, a limitação de horário não traz benefícios para as pessoas que precisam viajar a trabalho para as cidades do interior do Rio de Janeiro, próximas à Juiz de Fora. "Vamos solicitar a extensão do horário, para privilegiar esses trabalhadores que vão para Três Rios e Paraíba do Sul, por exemplo. A ideia é pedir que os ônibus possam parar no Centro e na Zona Sul da cidade a partir das 19h." Segundo Betão, Bastos aceitou o argumento, durante conversa por telefone.

A expectativa é de que, na próxima semana, a comissão e a Settra voltem a se encontrar para entrar em um consenso sobre a proposta de liberação das paradas. "Temos que estar bem direcionados para poder enviar à ANTT um documento que atenda a necessidade real da população."

Sem novo terminal

A princípio, a construção de um novo terminal está descartada. Segundo o secretário, o investimento requer uma análise complexa, já que demanda estudo sobre localização, espaço e atendimento. "Além disso, a Prefeitura dispõe de um equipamento de turismo de grande proporção, que é o Miguel Mansur."

Os textos são revisados por Madalena Fernades

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.