Segunda-feira, 11 de maio de 2009, atualizada às 19h46

Inscrições para Semana Nacional dos Museus estão abertas

Clecius Campos
Repórter

A Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro) realiza, a partir do dia 18 de maio, palestras e cursos gratuitos e abertos ao público. A programação faz parte da Semana Nacional dos Museus e as inscrições estão abertas até o próximo dia 15 de maio.

Com o tema Museus e turismo, o evento, que ocorre em 577 museus de todo o país, quer convencer hotéis, agências de viagens, associações de desenvolvimento do turismo e estudantes de áreas afins de que os museus podem ser grandes alternativas para o turismo.

Na programação da semana está previsto um curso sobre o potencial turístico do Museu Mariano Procópio para o desenvolvimento da região. O treinamento tem duração de dez horas, divididas em dois dias. São oferecidas 30 vagas. Outro curso, com 60 vagas, sobre o Sítio Histórico de Mariano Procópio, também será ministrado. A palestra D. João: o contexto do período joanino no acervo do Museu Mariano Procópio abre o evento.

De acordo com o chefe do Departamento de Difusão Cultural da Mapro, Cláudio Nelson de Oliveira Barbosa, alguns órgãos de turismo ainda não contemplam os museus como possíveis atrações em viagens. "De uns cinco ou seis anos para cá é que essa ideia tem mudado, mas ainda assim, as agências privilegiam as praias e o ecoturismo."

Segundo Barbosa, o Museu Mariano Procópio é o maior da região entre Petrópolis e a capital mineira e recebe cerca de 25 mil visitantes por mês. "Muitos deles vêm de grandes cidades do entorno como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo."

Museu fechado

Embora seu acervo histórico esteja inacessível desde março de 2008, Barbosa acredita que o o parque do Museu Mariano Procópio é também um atrativo de destaque na cidade. "Um museu não é apenas um prédio fechado que abriga obras de arte. Nossa área aberta tem uma série de espécies animais e vegetais que também são patrimônio."

Ele admite, no entanto, que caso estivesse exposto à visitação, o acervo seria mais uma opção de turismo na cidade. "Estaríamos proporcionando outra atração integrada no complexo. Porém, o museu está fechado para que seu patrimônio seja restaurado e preservado."

Não há previsão para a reabertura do espaço construído do museu. De acordo com Barbosa, verbas federais para a continuação das obras estão retidas na Caixa Econômica Federal e só podem ser retiradas depois do pagamento da dívida com a Previdência.

Programação

Palestra: D. João: o contexto do período joanino no acervo do Museu Mariano Procópio

Dia 19 de maio, às 19h

Local: Anfiteatro do Centro de Ensino Superior (CES-JF)

Curso: Potencial turístico do Museu Mariano Procópio para o desenvolvimento da região

Dias 19 de maio, das 14h às 17h30 e 20 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h30

Local: sede administrativa da Mapro

Curso: Conhecendo o Sítio Histórico de Mariano Procópio

1ª turma

Dias 21 e 22 de maio, das 8h às 10h

2ª turma

Dias 21 e 22 de maio, das 14h às 16h

Fonte: Mapro

Os textos são revisados por Madalena Fernandes