Quarta-feira, 30 de junho de 2010, atualizada às 12h

Cicloturismo radical movimenta ciclistas no Ibitibike

Pablo Cordeiro
*Colaboração

As inscrições para o 2º Ibitibike deste ano estão abertas e os três dias de pedalada até Ibitipoca vão de 23 a 25 de julho. O percurso de 175 km promete satisfazer os amantes do off road, cruzando florestas naturais, uma serra com mais de 5 km de downhill e a grande subida com 15 km para Ibitipoca.

Segundo um dos organizadores, Marcus Cézar Reis, qualquer pessoa pode participar, no entanto, o passeio não é recomendado para iniciantes, devido ao grau de dificuldade em determinados trechos. "Para os ciclistas até 18 anos, é necessário uma autorização ou acompanhamento dos pais. Fazemos uma pequena avaliação no início e temos um carro de apoio para qualquer problema", explica. O limite é de 20 pessoas. Em janeiro, o 1º Ibitibike de 2010 reuniu 14 ciclistas. 

Além do turismo, Reis acrescenta que muitas pessoas se preparam para competições. Segundo ele, os trechos mais acentuados estão no final do primeiro dia, com 4 km de subida e 5 km de descida; e nos 15 km de subida para Ibitipoca no segundo dia. De acordo com o organizador, uma surpresa aguarda os viajantes no terceiro dia. "Faremos um percurso diferente do habitual. Iremos passar pelo areião de Ibitipoca por trás, um local mais bonito e que pouca gente conhece." Os próximos destinos são Paraty (900 km), em setembro, e depois Cabo Frio (450 km). 

Programação
  • 23 de julho – (sexta) – Juiz de Fora / Lima Duarte – 88 km
  • 24 de julho – (sábado) – Lima Duarte / Ibitipoca – 27 km  
  • 25 de julho – (domingo) – Ibitipoca / Lima Duarte – 60 km
Os textos são revisados por Madalena Fernandes