• Assinantes
  • Autenticação
  • Turismo

    Entrevistas para emissão de passaporte são agendadas para janeiroAtraso nos atendimentos é ocasionado pela procura crescente. Agências de viagens registram aumento entre 25% e 30% na procura por viagens internacionais

    Aline Furtado
    Repórter
    1/12/2010

    A procura por passaportes vem crescendo consideravelmente em todo o país. Os reflexos já são percebidos em Juiz de Fora. Entretanto, quem tem, entre seus planos, viagens ao exterior, deve ficar atento porque a Polícia Federal (PF) está realizando agendamentos, na cidade, para o mês de janeiro.

    "Parece distante, mas estamos à frente de outras cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, que só estão agendado para o mês de fevereiro", ressalta o gestor local de um posto de emissão de passaportes em Juiz de Fora, Ivo Fonseca.

    Os dias para os quais os agendamentos de entrevistas estão sendo realizados, no site da PF, são 12, 13 e 14 de janeiro. "A demora deve-se à maior demanda, que vem sendo percebida na cidade nos últimos tempos." Fonseca lembra que são realizados cem atendimentos diários, sendo 50 solicitações e 50 emissões. Os números são referentes a Juiz de Fora e à região.

    De acordo com o gestor, o atraso na emissão não tem qualquer relação com o apagão ocorrido há dois meses no sistema da PF. "Aqui em Juiz de Fora, tivemos problemas nos dias 27, 28 e 29 de setembro, mas as solicitações que estavam agendadas para estas datas já foram atendidas, sem que fosse necessário plantão para atendimento."

    Para o caso de viagens que tenham como finalidade tratamentos de saúde, contratos de trabalho ou morte, Ivo explica que existe reserva de vagas. "São casos urgentes em que é necessário encaixar a solicitação, mas é preciso destacar que a necessidade deve ser devidamente comprovada por meio de documentação."

    Aumento de mais de 360 mil no país

    Segundo informações da assessoria PF, o número de passaportes emitidos entre janeiro e outubro de 2009, em todo o Brasil, foi 945.305. Já no mesmo período, em 2010, foram emitidos 1.313.875 passaportes. O aumento, comparando os dados de 2010 com os de 2009, é de 368.570 passaportes emitidos para o país.

    O número até outubro de 2010 já ultrapassa a quantidade de passaportes emitidos durante todo o ano passado, equivalente a 1.144.316. A expectativa é que seja atingida a marca de 1,6 milhão de passaportes entregues durante 2010. Por dia, a PF chega a emitir, no país, 7.500 passaportes.

    Momento econômico favorece viagens internacionais

    A sócia-gerente de uma agência de turismo de Juiz de Fora, Cláudia Wischansky, ressalta que, do final de 2009 para este ano, foi registrada alta de 30% na procura pelas viagens internacionais. Para ela, uma das explicações está no fato de o país estar vivendo um momento econômico favorável às viagens internacionais.

    "O mercado brasileiro está interagindo com outros países. Além disso, tem a questão da cotação da moeda, que também favorece." Segundo Cláudia, os dois focos das viagens internacionais são passeio e estudo. Os destinos mais procurados, no caso de estudos, são os países de língua inglesa, como Canadá, Inglaterra e Austrália, por exemplo. "Mas o crescimento da procura tem revelado a preferência pelos países de língua espanhola."

    Já a gerente de outra agência de viagens na cidade, Carla de Souza Lopes, aponta crescimento de aproximadamente 25% na procura pelas viagens internacionais. "As pessoas precisam ficar atentas aos prazos da PF. Já tivemos casos em que a pessoa precisou mudar a data da viagem devido ao fato de não ter conseguido agendar a entrevista a tempo."

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.