Turistas já começaram a planejar a viagem de final de ano Segundo Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, 60% dos pacotes já foram vendidos. Antecedência garante tarifas mais baixas e melhores opções de hotéis

Jorge Júnior
Repórter
6/9/2011
pacote

Os turistas já começaram a planejar a viagem de final de ano. Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), 60% dos pacotes para o período já foram vendidos. O departamento informa ainda que a procura este ano está 50% maior, em relação ao mesmo período do ano passado.

A agente de viagens Patrícia Carminati afirma que a busca por pacotes de final do ano começou em meados do primeiro semestre. "Com a baixa do dólar, o interesse dos turistas aumentou. As pessoas também estão preferindo fechar os pacotes com antecedência, devido às tarifas, que são mais baixas."

De acordo com a gerente comercial de uma agência de viagem da cidade, Camila Velloso, quem deixa para decidir o roteiro de última hora pode pagar entre 20% a 30% mais caro pelo pacote. "As pessoas, geralmente, já se antecipam porque sabem para onde querem ir. Quem compra antecipadamente consegue encontrar os melhores lugares, com preços mais baixos. Quem deixa para depois acaba tendo que pagar mais caro." Para economizar, o indicado é começar as negociações dos pacotes seis meses antes da viagem.

O delegado mineiro da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/MG), Varela Aragão, destaca que a antecipação para fechar o pacote para o réveillon é válida, pois se trata de uma época de alta lotação. "Os pacotes de viagens esgotam mais rápido. Quanto antes, melhor para garantir os bons lugares com preços favoráveis."

Lugares mais procurados

Os destinos internacionais mais procurados pelos juiz-foranos são os Estados Unidos e a Argentina. O Rio de Janeiro, cidades do Nordeste e os cruzeiros pelas praias do litoral brasileiro estão entre os destinos nacionais mais disputados para a passagem de ano. De acordo com a Braztoa, todos os destinos têm uma boa adesão dos consumidores, mas o Nordeste e o Rio de Janeiro são sempre os mais desejados, por causa das praias.

Dicas para os turistas

Para que o consumidor não fique endividado, Aragão alerta para que as pessoas pesquisem e verifiquem o pacote que caiba dentro do orçamento. Antes de fechar um contrato, o turista deve procurar uma agência de confiança, para ter tranquilidade, e observar todas as informações do contrato, inclusive multas em caso de desistência.

Para as viagens internacionais, os interessados que possuem passaporte devem verificar a validade do documento e o visto antes de viajar, para evitar transtornos. Para os que não possuem, o aconselhável é procurar o departamento da Polícia Federal (PF) seis meses antes, ou fazer o requerimento pelo site (clique aqui). O posto para fazer o passaporte fica num shopping localizado na avenida Independência, 3.600, Cascatinha.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken