Primeira Copa Master FaMIdade começa nesta semana no Granbery

Por

Primeira Copa Master FaMIdade come?a nesta semana no Granbery
Domingo, 23 de novembro de 2014, atualizada às 10h

Primeira Copa Master FaMIdade começa nesta semana no Granbery

Lucas Soares
Repórter

O Instituto Granbery sedia, a partir desta semana, a 1ª Copa Master FaMIdade, voltada para os idosos que fazem algum curso na Faculdade Aberta "A Melhor Idade" (FaMIdade), que funciona no local. O evento contará com competições interclasses de lancebol, boliche, natação, jogos de mesa, recreação, jogos aquáticos e dança.

Segundo a coordenadora geral da FaMIdade, Ana Paula Sena, o evento será produtivo. "O evento vai de terça a sexta, e será bem bacana. Vamos ter jogos adaptados aos idosos, com atividades esportivas, como natação, além de outras competições de mesa", explica.

O projeto busca fazer parte das comemorações de fim de ano da Instituição. "Esse ano não será aberto para a sociedade, será apenas interclasse para as nossas oito turmas, que vão confraternizar entre si. Vamos trabalhar a parte motora, a importância do esporte para essa faixa etária", revela.

FaMIdade

A iniciativa surgiu em 2006, quando foi realizada uma colônia de férias com atividades voltadas para idosos. Na época, participaram pessoas do bairro Granbery e idosos da comunidade granberyense. Passados três anos, numa conversa sobre envelhecimento entre Ana Paula e pastores da Igreja Metodista, houve uma nova proposta que trouxesse essas pessoas para o colégio para realizarem atividades físicas. Foi aí que iniciou o "projeto mãe" da FaMIdade. Inicialmente eram 14 senhoras que faziam apenas hidroginástica e caminhada. Atualmente, são oito turmas de terça a sexta-feira, totalizando 400 alunos. Desde o início, já foram atendidas aproximadamente mil pessoas. Para realizar todas as atividades dos módulos, estão envolvidos nas ações do projeto profissionais das áreas de Direito, Educação Física, Administração, Pedagogia, Psicologia e Línguas.

Já no ano de 2012, surgiu a necessidade de expansão do programa com o caráter de Faculdade Aberta como explica a coordenadora. "O curso é organizada em módulos que flutuam de acordo com a necessidade de cada grupo, com temáticas específicas do envelhecimento. São oferecidos três módulos de ensino voltados para áreas de promoção da saúde, linguagens e tecnologias e cultura, arte e lazer", revela.

Ainda segundo Ana Paula, a cidade precisa de projetos como este, uma vez que a população idosa na cidade de Juiz de Fora é maior que a do Estado. "O atendimento a essa população é de grande importância, afinal, eles carecem de espaço para convivência, de atualidades. Eles não querem ficar apenas assistindo novelas, eles mudaram. Querem um envelhecimento com com qualidade. Aqui, atendemos desde analfabetos a pessoas formadas, pessoas da roça convivem com aquelas que já viajaram o mundo inteiro."