Carnaval nas cidades mineiras Blocos, desfiles, bailes e matinês animam o Carnaval nas cidades mineiras. Confira a programação em algumas delas e caia na folia



Renata Solano
* Colaboração
29/01/2008

As cidades mineiras estão a todo vapor para dar início à festa mais esperada do ano. O Carnaval já tem programação garantida nas cidades históricas e naquelas localizadas a poucos quilômetros de Juiz de Fora.

Elas podem ser uma ótima opção para quem deseja cair na folia a aproveitar bastante este carnaval. O feriado prolongado promete muita animação, seja para quem quer curtir a família inteira, ou mesmo se divertir com os amigos. As pequenas cidades de Minas Gerais possuem pontos atrativos para essa época do ano, pois oferecem a diversão, o conforto e a segurança necessários para curtir e aproveitar a data.

Confira a programação de algumas cidades da região para garantir a sua animação neste carnaval. Escolha a que melhor tem a ver com você e aproveite!

Confira algumas opções de festas nas cidades vizinhas**
Foto de uma máscara de carnaval Santa Bárbara do Monte Verde

Onde

Santa Bárbara do Monte Verde fica à 60km de Juiz de Fora, no meio da estrada real.

Quando

De sábado, dia 02 de fevereiro a terça-feira, dia 05 de fevereiro.

Programação

  • Sábado - Abertura oficial do carnaval Bloco da Onça, tem o Bloco do barril, o Bloco do Concentra mais Não Sai e Show com Zazuê na Praça Principal
  • Domingo - Bloco do Pijama, Trio Elétrico na cachoeira, Bloco do Chopp, Show com Zazuê na Praça Principal
  • Segunda-Feira - Trio Elétrico na cachoeira, Show com Zazuê na Praça Principal, Bloco do Chopp
  • Terça-feira - Trio Elétrico na cachoeira, Bloco Sem compromisso (Mirim), Bloco das Piranhas, Vai quem quer, Show com Zazuê na Praça Principal

Quem pode participar?

"Ninguém vêm para cá assistir aos desfiles sentados na arquibancada. Os visitantes vêm para dançar e cantar as marchinhas. Aqui, tudo é muito família. No mesmo lugar onde você vê os jovens dançando, vê também crianças bem pequenas e idosos quase centenários. Todos cantando e dançando juntos", afirma afirma uma das organizadoras do evento, Maria Lúcia Cruz.

Mais informações

Prefeitura de Santa Bárbara - (32) 3283-8244 / 3283-8272

Foto de uma máscara de carnaval Ouro Preto

Onde

Ouro Preto que fica à 293 km de Juiz de Fora, os shows serão realizados no Espaço Folia, que fica no estacionamento do Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto.

Quando

De sexta-feira, dia 01 de fevereiro a terça-feira, dia 05 de fevereiro.

Programação

  • Sexta - com o show da banda baiana Jammil e Uma Noites
  • Sábado - é vez do reggae do Manitu alegrar os foliões junto com Caz@hara
  • Domingo - Alexandre Peixe vem de Salvador e traz muito axé para o público e a Bandabalô termina a festa
  • Segunda - pagode com o grupo Jeito Moleque e depois festa com a banda Swing e Sedução
  • Terça - Banda Zorra e Banda Os traias fecham a folia com muita animação

Quem pode participar?

Há, ainda os blocos tradicionais, por isso, a festa é feita para pessoas mais velhas e também para as pessoas mais novas. Os eventos como shows são especiais para os jovens foliões, maiores de 18 anos, mas a folia tradicional de Ouro Preto agrada os demais gostos com festa durante o dia inteiro.

Mais informações

DM Promoções - (31) 3284-7447

Foto de uma máscara de carnaval Visconde do Rio Branco

Onde

Cidade Visconde do Rio Branco

Quando

De quinta-feira, dia 31 de janeiro a terça-feira, dia 05 de fevereiro.

Programação

  • Quinta - desfile do bloco das piranhas
  • Festa todos os dias à meia-noite com a banda Lex Luthor e DJ Thiago Costa
  • Folia durante o dia com blocos tradicionais da cidade
  • Domingo - matinê para as crianças, às 16h

Quem pode participar?

"Nós temos um carnaval para todos os gostos, temos uma banda principal na avenida, mas temos na praça bandas cantando marchinhas de carnaval, por isso, o carnaval da cidade agrada o gosto dos jovens que querem se divertir, mas também das famílias que passam o feriado reunidas", afirma uma das organizadoras da festa, Eunice Pavini.

Mais informações

Prefeitura de Visconde do Rio Branco - (32) 3559-1915 / 3359-1911

Foto de uma máscara de carnaval Tiradentes

Onde

Tiradentes que fica à cerca de 170 km de Juiz de Fora.

Quando

De quinta-feira, dia 31 de janeiro a terça-feira, dia 05 de fevereiro.

Programação

  • Quinta - Bloco Mistura Brasil
  • Sexta - Bloco das Domésticas
  • Sábado - Bloco Alvorada, Bloco dos Malas, Bloco Ressuscitados, Show com a Banda Fama
  • Domingo - Show com o grupo Amigos de Rua, Bloco Batuque, Bloco Ver-te Cana, Show com a Banda Fama
  • Segunda - Show com o grupo Amigos de Rua, Bloco Simone, Bloco Beatões da Santíssima, Bloco dos Abandonados, Show com a Banda Fama
  • Terça - Show com o grupo Amigos de Rua, Bloco Unidos do Bananal, Bloco Roma Foi Pouco, Show com a Banda Fama

Quem pode participar?

Carnaval de rua marcado pelo desfile dos blocos com fantasias irreverentes. A festa é feita para a família se divertir, mas também para os solteiros curtirem o carnaval.

Mais informações

Prefeitura Tiradentes - (32) 3355-1411

Foto de uma máscara de carnaval Barroso

Onde

Cidade de Barroso que fica à cerca de 110 km de Juiz de Fora.

Quando

De quinta-feira, dia 31 de janeiro a terça-feira, dia 05 de fevereiro.

Programação

  • Quinta - Aquecimento com desfile dos blocos Frenéticas com desfile de homens vestidos de mulher e Boi Mamado, além de sambão na praça principal da cidade
  • Sexta - Abertura oficial do Carnaval, desfile de trio elétrico
  • Sábado - Desfile dos blocos Geralda e Gerardo e 51 Graus, com trio elétrico, Sambão na Praça
  • Domingo - Bloco infantil da UNIPAC Barroso, Desfile das Escolas de Samba (Escola de Samba do Santa Maria e Associação Cultural Unidos da Avenida), sambão na praça principal e trio elétrico
  • Segunda - Desfile da Escola de Samba Tudo Azul e dos blocos Boi Mamado, Garagi, Geralda e Gerardo, Tamuaki e 51 Graus, sambão na praça principal e trio elétrico
  • Terça - Bloco infantil da UNIPAC Barroso, Desfile das Escolas de Samba (Associação Cultural Unidos da Avenida e Escola de Samba do Santa Maria), sambão na praça principal e trio elétrico

Quem pode participar?

Barroso é uma cidade pequena em que a família pode se divertir no carnaval de rua tradicional marcado pelos desfiles de blocos e escolas de samba, além disso, há bailes nos clubes para jovens e adolescentes.

Mais informações

Prefeitura Barroso - (32) 3359-3008

Foto de uma máscara de carnaval Diamantina

Ha décadas, Diamantina segue com a fama de um dos melhores carnavais do interior do país. Por suas ruas e ladeiras históricas desfilam jovens de todas as idades ao som das batucadas. O ponto alto da folia acontece em frente ao Mercado Velho, tradicional ponto turístico da cidade de JK. A expectativa é receber um público de 25 a 30 mil pessoas, de acordo com a organização do evento. A festa começou na quinta-feira, dia 31 de janeiro, e vai até quarta-feira, dia 06 de fevereiro, às 10h.

Mais informações

Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina (tel.: (38) 3531-9527.

Foto de uma máscara de carnaval Mariana

O Carnaval da primeira capital mineira, Mariana, é movido à tradição e animação, com marchinhas e grupos folclóricos da cidade. Segundo a Prefeitura, o evento terá como tema VIDA, com decoração e atrações carnavalescas programadas para encantar, divertir e estimular a reflexão sobre a vida em comunidade e a importância de, mais uma vez, resgatar a riqueza cultural da cidade e da região.

A festa começa sexta-feira, dia 1º, às 20h, com desfile do Rei Momo e da Rainha do Carnaval Mariana 2008. Na seqüência haverá a abertura oficial na Praça Tancredo Neves.

Mais informações

Informações no site www.mariana.mg.gov.br ou na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pelo telefone (31) 3557-9088.

Foto de uma máscara de carnaval São João Del Rey

Em São João del-Rei, a 185 Km de Belo Horizonte, a folia dos blocos começou ainda no mês de janeiro e vai até dia 4 de fevereiro, tanto na cidade quanto nos distritos. Haverá desfiles de escolas de samba e shows em um palco montado na Avenida Tiradentes.

Na região do Circuito Trilha dos Inconfidentes, além de São João del-Rei, há outras opções para o Carnaval, como Prados, Carrancas (conhecida como cidade das cachoeiras) e Tiradentes, onde também há desfile de blocos. Um dos destaques é o bloco Ver-te Cana, que desfila no domingo (3).

Mais informações

www.saojoaodelrei.mg.gov.br ou na Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de São João del-Rei (32) 3372-8711 www.tiradentes.mg.gov.br ou Secretariað Municipal de Turismo de Tiradentes (32) 3355-1212 Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes - www.trilhadosinconfidentes.tur.br ou (32) 3372-8011

** Se desejar incluir a programação de sua cidade, envie a programação, valores e quem pode participar para redacao@acessa.com.

*Renata Solano é estudante de Comunicação Social na UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.